Com foco na saúde e bem-estar das mães atípicas, o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou, na tarde de hoje, 04, um evento especial. O “Dia de (auto) cuidado” para as mulheres, com atendimentos gratuitos (ventosaterapia, auriculoterapia, palestra, orientações etc) foi realizado numa parceria entre a Universidade, através do programa Vida Saudável, o coletivo Mães Atípicas de Mossoró e Região e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas e TDAH de Mossoró e Região.
O Nupics, que existe desde 2018, oferta diversos serviços para a população em geral, tendo as mães atípicas prioridade na reserva das vagas para acesso aos serviços.
“A mãe atípica tem prioridade, a gente trabalha ajustando seus horários, seus encaixes e direcionando esse cuidado e valorizando também as ações de auto cuidado”, ressaltou a professora Isabel Amaral, coordenadora do Nupics.
Rezilene Matheus, mãe da pequena Cecília, ingressou na iniciativa buscando melhorar sua qualidade de vida.
“É muito difícil a gente equilibrar todas as nossas funções que temos que exercer enquanto profissional, enquanto mãe, estimular os nossos filhos no dia a dia, acaba ficando com uma sobrecarga muito grande e ter um momento para receber cuidado é muito necessário para a gente”, conta.
Também mãe de uma criança autista, Gilvanete Carneiro aproveitou a oportunidade. “Eu vim hoje para cuidar da saúde física e mental. Espero fazer parte outras vezes, para me sentir melhor, ter um olhar diferente pra gente mesma”, disse.
Fotos: Andréa Morais