Uern oferece mais de 200 vagas em cursos de mestrado e doutorado

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está com processos seletivos abertos para cursos de mestrado e doutorado em diversas áreas do conhecimento. Entre as seleções em andamento e as que estão com inscrições abertas, somam 224 vagas para 10 Programas de Pós-graduação.

Na Uern Mossoró, o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) está com inscrições abertas para 10 vagas de Mestrado e 10 vagas de Doutorado em Física. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de janeiro. Já o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS) oferece 21 vagas para o curso de mestrado, com inscrições até dia 26 deste mês.

Ainda em Mossoró, o Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino), da associação entre a Uern, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), recebe inscrições até dia 22 de janeiro para o Mestrado Acadêmico em Ensino. São ofertadas 30 vagas.

Para este ano, o Posensino teve o curso de Doutorado aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A primeira turma do curso de doutorado terá início já em 2024, reforçando a expansão da pós-graduação stricto sensu e aprimorando a qualificação de docentes na região.

Também estão sendo ofertadas 30 vagas para o mestrado em Ciências Naturais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN). As inscrições seguem até dia 31 de janeiro. Já o Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF) está com seleção aberta para seis vagas de doutorado e seis de mestrado, e as inscrições podem ser feitas até dia 22 de janeiro.

Na Uern Pau dos Ferros, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) está oferecendo 25 vagas para Mestrado e 21 vagas para Doutorado. As inscrições foram prorrogadas até o dia 17 de janeiro.

Os editais com as normas dos processos seletivos podem ser acessados pelo Sigaa/Uern ou no portal da Uern, no endereço eletrônico portal.uern.br. As inscrições podem ser feitas através do Sigaa/Uern.

Atualmente, a Uern possui 23 Programas de Pós-Graduação em várias áreas, sendo 25 cursos de mestrado e seis doutorados.

Processos seletivos para cursos de mestrado e doutorado em andamento

Também estão abertos outros processos seletivos para cursos de pós-graduação na Uern. Embora com inscrições encerradas, cinco Programas de Pós-graduação estão com seleções em andamento,

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PpgCC), em parceria com a Ufersa, oferece 20 vagas para o mestrado acadêmico. A arguição oral com banca de professores do PPgCC, que será realizada remotamente através de plataforma virtual, será no período de 01 a 07 de fevereiro. O resultado final será no dia 16 de fevereiro.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) está com seleção aberta para o preenchimento de 20 vagas para Mestrado. A prova escrita será dia 7 de fevereiro. E o resultado final 06 de março.

Também está em andamento o processo de seleção do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). A Uern é uma das Instituições de Ensino Superior (IES) associação ao Programa, e estão sendo oferecidas 10 vagas. A segunda etapa (análise da proposta de intenção de pesquisa) está em andamento e segue até dia 22 de janeiro. O resultado final será divulgado dia 16 de fevereiro.

Em Pau dos Ferros, o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) está com seleção para 15 vagas de Mestrado. As provas serão dia 6 de fevereiro

Processos seletivos para Programas de Pós-Graduação

Campus Mossoró
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC
20 vagas para mestrado
Prova: Arguição oral com banca de professores do PpgCC, no período de 1º a 7 de fevereiro.
Resultado final: 16 de fevereiro

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas – PPGCISH
20 vagas para mestrado
Prova escrita: 07 de fevereiro