Entre as ações desenvolvidas pela Uern Natal em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, foram realizadas, nesta terça-feira (06), uma oficina de mudas e uma feira do desapego.
“Já parou para pensar a quantidade de itens em sua casa que estão sem uso? Agora imagine quantas pessoas podem estar precisando justamente daquilo que está em desuso em sua casa?”, foi o pensamento proposto à comunidade uerniana, com o objetivo de incentivar o desapego e a prática de ações de reuso e sustentabilidade.
Acessórios, calçados, roupas de vestuário, cama, mesa e banho, utensílios domésticos, livros e brinquedos em bom estado de conservação e limpos foram expostos e livremente trocados entre os visitantes da feira do desapego, no Complexo Cultural da UERN.
“Vale destacar que os itens foram desapegados sem intenção de volta e sem ressarcimento. Os itens não retirados serão destinados a serviços e instituições de assistência social”, conta a professora Irene van den Berg, uma das idealizadoras da iniciativa.
O acesso a todas as pessoas foi livre e cada visitante pôde escolher até três itens para levar para casa. Servidores e estudantes colaboraram fazendo a organização da entrada e passando as orientações aos usuários.
Os organizadores estimam que cerca de 200 pessoas tenham visitado a feira e o que era pra ser uma iniciativa pontual para celebrar o Dia do Meio Ambiente, pode se tornar uma realização periódica, a pedido da comunidade que aprovou a ideia e se engajou na proposta.