Uern Natal oferece assistência gratuita e humanizada para acesso a serviços via internet

A cada dia, mais e mais serviços se tornam digitais e precisam de login, de e-mail ou de uma conta gov.br. Palavras e procedimentos virtuais desconhecidos ainda para boa parte da população, principalmente os mais idosos e mais carentes. Pensando nisso, o curso de Ciência da Computação da Uern Natal criou o projeto Web Cidadã, para oferecer assistência gratuita e atendimento personalizado para pessoas que precisam de ajuda para criar contas de e-mail, recuperar senhas, fazer cadastros e agendamentos, envios e publicações, pesquisas, ou tirar segunda via de contas, entre outros serviços pela internet.

O projeto envolve 14 estudantes. O atendimento é por livre demanda às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30. Basta chegar, pra ser atendido, no laboratório de informática da Escola de Extensão (EdUCA), no Complexo Cultural da Uern, que fica na estrada da Redinha, na avenida João Medeiros Filho, 3419, bairro Potengi, zona Norte de Natal.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Glaucia Campos, o Web Cidadã foi pensado para atender uma necessidade flagrante das pessoas diante do aumento de serviços oferecidos por meios digitais. “Alunos do 1º período do curso passaram por um treinamento, para atender às pessoas e outros alunos do 5º e do 7º períodos estão dando apoio a eles”, explicou, acrescentando que é esperada um demanda maior de idosos à procura da assistência. A professora orienta que as pessoas que forem em busca da assistência levem documentos pessoais e todas as informações necessárias ao acesso dos serviços que desejem acessar.