Uern apresenta game e robô afetivo no GO!RN 2024

O curso de Ciência da Computação da Uern Natal está expondo no GO!RN, maior evento de inovação e negócios do Rio Grande do Norte, projetos de inteligência artificial e games.

O professor Raul Paradeda explicou que estão sendo apresentados vários projetos de pesquisa, nos quais os alunos atuam com desenvolvimento de jogos e robótica social. “Estamos mostrando aqui um jogo educativo sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, e um robô social, que conversa utilizando, por exemplo, o ChatGPT. O Roboldo pode conversar naturalmente e responder à interação humana”, contou o docente.

Paradeda está acompanhando uma equipe de 10 alunos, que estão no evento, para aprender a como realizar pesquisa em um ambiente tão movimentado e fazer networking. “Queremos mostrar o que eles desenvolveram, para quem sabe uma empresa consiga observar, investir e/ou contratar esses futuros profissionais da tecnologia”, afirmou.

A estudante Artemísia Kimberlly conta que o Roboldo é um robô afetivo e social, cujo objetivo é proporcionar mais comunicação a idosos e crianças e enriquecer ações de Educação e Saúde. “Nossa proposta foi trazer o Roboldo, para o GO!RN, com inteligência artificial, para geração de falas e conversas com textos. Hoje, a gente trouxe ele para conversar com o pessoal e fazer uma pesquisa sobre confiança. Queremos analisar se as pessoas confiam mais em um robô ou em outras pessoas”, contou.

Já o estudante Fernando Macedo está apresentando um jogo educativo focado em ensinar sobre os ODS, objetivos de desenvolvimento sustentável. “Se todos estiverem comprometidos com esses objetivos, o mundo será melhor, e esse jogo ensina a crianças e adolescentes, de maneira lúdica, sobre os ODS”, afirmou, revelando também a expectativa de fazer contatos com empresas através das quais, no futuro, possa ingressar no mercado de trabalho.

A GO!RN acontece até amanhã (21), no Centro de Convenções de Natal, reunindo empreendedores de negócios de impacto social, empresários inovadores e do segmento de tecnologia, startups e micro e pequenas empresas tradicionais, geeks, instituições, investidores, amantes de tecnologia, aficionados por games e personalidades importantes do cenário digital do estado e do Brasil.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte está entre os 40 correalizadores do evento e participa com mais de 200 estudantes, além de professores e servidores, apresentando projetos e solução desenvolvidas, dentro da Universidade, para empreender e inovar.

As inscrições para GO!RN 2024 seguem abertas e são gratuitas pelo site gorn.com.br