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UERN mostra transparência

NOTA

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, fundação pública estadual de ensino superior, tem sua história de 48 anos marcada pelos desafios e compromissos. Desafio de oferecer ensino superior – público, gratuito e de qualidade – no interior do Estado do Rio Grande do Norte, se responsabilizando pela formação ética e profissional de milhares de jovens, que veem na educação o instrumento para contribuir e realizar o desenvolvimento de seu município, do Estado e do país. E compromisso com essa mesma população que vê a UERN como um patrimônio seu, conquistado com a ajuda de muitos e custeado pelo suor de todos.

A UERN, como instituição pública, integrada ao Estado do Rio Grande do Norte por lei estadual em 7 de janeiro de 1987, tem autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedece ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como determina a Constituição Federal e Estadual. E, como órgão público, tem o dever de prestar contas do que fez e faz e anunciar o que se propõe realizar, no âmbito de suas competências e compromissos: no ensino, na pesquisa, na extensão, na graduação e na pós-graduação.

Para tanto, obedece ao que prescreve a lei; independentemente da lei, prestar contas é um dever moral, resultado do compromisso assumido e acima exposto. Em seu site da internet (www.uern.br) é mantido uma página de prestação de contas de todos os recursos auferidos, demonstrando suas despesas com pessoal, com custeio e com investimentos; divulgam-se obras, com relatório fotográfico, contratos e ações. Também mantém uma página intitulada “UERN em números”, onde são mostrados todos os dados referente a execução de programas, quantidade de alunos da graduação, da pós-graduação, da extensão, da pesquisa, dentre outros dados.

Entendemos ser importante que toda a sociedade potiguar, especialmente das cidades onde a UERN mantém campus ou Núcleo Avançado, conheça e se aproprie desses dados, a fim de poder contribuir e criticar, sugerir e exigir, analisar e ponderar, de modo sempre melhorar a prestação dos serviços públicos educacionais, que é sua razão de ser.

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