Uern mobiliza comunidade para votação de propostas no Orçamento Participativo

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) convoca todos os seus servidores, docentes, técnicos-administrativos e estudantes a participarem ativamente do processo de votação das propostas no Orçamento Participativo do Rio Grande do Norte (OP/RN) para o ano de 2025. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, disponibilizará R$ 150 milhões para a execução de 30 propostas em todo o estado, sendo que cada região será beneficiada com R$ 15 milhões destinados às três propostas mais votadas.

As propostas foram definidas durante as Plenárias Regionais realizadas entre os dias 5 e 13 de agosto de 2024, com a participação ativa da comunidade universitária. As propostas contemplam diversas melhorias para os campi da Uern em diferentes regiões do estado.

A votação das propostas estará aberta até o dia 17 de agosto de 2024, e a participação de toda a comunidade universitária é essencial para garantir que os recursos sejam alocados de acordo com as necessidades da Uern. O processo de votação pode ser realizado por meio do portal do RN Participativo. É necessário realizar um cadastro simples para participar.

Na Plenária Regional de Pau dos Ferros, duas propostas se destacaram: a construção de uma pista de atletismo em dimensões oficiais no campus local e a construção de um restaurante universitário no campus.

Já na Plenária Regional de Mossoró, as propostas incluem a construção de um Centro de Convenções do Semiárido, a construção de um restaurante universitário no campus, a repactuação da autonomia financeira da Uern, e a reforma e ampliação das residências universitárias feminina e masculina.

No que se refere à Plenária Regional de Assú, as propostas incluem a reforma, ampliação e instalação da Sede II da Uern, junto com a construção de um restaurante universitário, além da abertura de um curso de Medicina no município.

Por fim, na Plenária Regional de Natal (Terras Potiguaras), a proposta principal é a reforma das instalações e a estruturação técnica do Teatro do Complexo Cultural.

A Uern incentiva a todos a contribuírem com esse importante instrumento de aplicação direta dos recursos estaduais, fortalecendo a infraestrutura e os serviços oferecidos pela universidade. A participação da comunidade é fundamental para o desenvolvimento contínuo da Uern e para a concretização dessas melhorias essenciais para os seus campi.

Como Participar do Orçamento Participativo do RN: Passo a Passo

Para quem ainda não se cadastrou no portal do RN Participativo, o processo é simples e rápido. Basta acessar o site, informar seu CPF ou e-mail, e definir uma senha. Após o cadastro, siga os passos abaixo:

1. Clique na opção “clique aqui e vote” para ser direcionado à página de votação.

2. Selecione a opção “Votar nas Propostas do OP/RN” e digite o nome da cidade de seu interesse, que estará vinculada a um território específico.

3. Clique em “Iniciar” para visualizar as propostas disponíveis e, então, vote! Lembre-se: você pode escolher apenas 3 propostas.

Participe e contribua para o desenvolvimento da sua região e da Uern.

Acesse o formulário abaixo:
>>ESCOLHA AS PRINCIPAIS PROPOSTAS QUE VOCÊ QUER PRIORIZAR PARA A UERN <<