UERN mantém Academia para atendimento à Criança durante todo o período letivo

O Dia da Criança é comemorado todo o dia 12 de outubro no país, mas a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) mantém, desde novembro de 2012, um programa de atendimento permanente para menores, filhos de comunitários de bairros da cidade, com faixa etária entre 2 e 7 anos, no Campus Central, por todo o semestre letivo.

Este serviço é oferecido pela Universidade através do Laboratório de Alfabetização Motora (LAM) da Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEF/UERN), inaugurado com o objetivo de fortalecer a prática do ensino de Educação Física em Mossoró e região.

O LAM, que tem o nome genérico de “Academia da Criança”, atende as crianças inscritas no programa, vindas de bairros comunitários da cidade. As beneficiadas pelo programa frequentam as aulas na academia distribuídas em três turmas de segunda a quinta-feira. De segunda a quarta-feira, das 16h30 ás 17h30, e das terças às quintas-feiras, das 8h30 às 9h30, das 9h30 às 10h30. E no período vespertino das 16h às 17 e das 17h às 18h.

O Prof. Humberto Medeiros, do Departamento de Educação Física, disse que o programa atende crianças na faixa etária de 2 a 7 anos, são as que têm problemas de coordenação motora, postura, hiperatividade, obesidade ou que têm necessidades especiais. Trata-se de um serviço para a comunidade fornecido por uma equipe multidisciplinar e funciona como um projeto de extensão da UERN.

Ele disse que o programa é aberto às comunidades, dependendo do número de vagas oferecidas, hoje em torno de 40. As crianças são distribuídas em cinco turmas, com a assistência sendo prestada por 06 professores bolsistas. “Todas as crianças passam por um processo seletivo. Seus familiares procuram a Universidade e são atendidas dentro da necessidade de cada um, atingindo ao número de vagas colocadas pela coordenação do LAM”, informa.

O professor Humberto Medeiros lembra que a academia da criança também vem para sanar uma dificuldade nos espaços públicos por falta de praças adaptadas e seguras. Diante disto, nossa proposta é fazer as crianças se movimentarem. Estamos pensando na saúde delas no futuro. As crianças de hoje são muito sedentárias porque ficam presas em casa.