A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) lançou nesta sexta-feira, 02, a edição 2023 da Campanha Uern Sangue Bom. A iniciativa faz parte do Projeto Uern pela Vida, e tem o objetivo de incentivar a comunidade acadêmica e a comunidade externa a doar sangue e conseguir novos voluntários para contribuir com os estoques de sangue do Hemocentro de Mossoró.
A campanha Uern Sangue Bom faz parte de um esforço contínuo da Uern em promover ações de responsabilidade social e contribuir para o bem-estar da comunidade. O mês de junho foi escolhido porque historicamente, as doações diminuem neste período devido aos festejos juninos, enquanto a demanda aumenta.
“Enquanto universidade socialmente referenciada, inclusiva e includente, a Uern atende mais uma vez o chamado do Hemocentro para a reposição do estoque de sangue neste período junino. Através da campanha Uern Sangue Bom, queremos estimular a solidariedade e o senso de responsabilidade social na comunidade acadêmica e na população em geral. Cada doação de sangue é um gesto de amor e compromisso com o próximo. Estamos confiantes de que, juntos, podemos fazer a diferença e salvar vidas”, destaca a reitora Cicília Maia.
O diretor do Hemocentro de Mossoró, Damásio Leite, parabeniza a Uern por esta iniciativa. “O banco de sangue é fundamental pra saúde. E nesse período de festividades, as doações reduzem ao mesmo tempo em que a demanda aumenta. Por isso, a importância de ações dessa natureza para incentivar doações”, destaca.
Para doar sangue é necessário atender a alguns requisitos básicos, como estar em boas condições de saúde, apresentar documento de identificação original com foto, estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos (maiores de 16 anos e menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável), pesar mais de 50 kg, entre outras.
As doações de sangue devem ser feitas na sede do Hemocentro de Mossoró, onde uma equipe especializada receberá os doadores e garantirá um ambiente seguro e adequado para a coleta.