UERN já entregou mais de 3 mil diplomas nas colações de grau

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) completa, na próxima sexta-feira (24), um ano da entrega de diplomas aos concluintes da instituição no ato da solenidade de Colação de Grau. Neste período, mais de 3 mil diplomas já foram entregues aos formandos na administração Pedro Fernandes/Aldo Gondim.

Para a titular da Diretoria de Administração, Registros e Contratos (DIRCA), professora Maria José Costa Fernandes, o dia 24 de abril é um momento importante para a UERN porque a instituição completa um ano da entrega dos diplomas no ato das colações de grau. Segundo ela, anteriormente a entrega deste documento não era desta forma.

Antes da gestão do professor Pedro Fernandes, o aluno concluía o curso de graduação, colava o grau e depois fazia a solicitação do diploma. Com a resolução 7/2008 do Conselho Diretor, que estabelece o prazo para entrega de documentação da UERN, que normatiza a entrega dos diplomas com até 90 dias úteis. Segundo a diretora da DIRCA, a entrega desses diplomas ocorriam num tempo muito longo, em que o aluno esperava para receber o seu diploma.

De acordo com a diretora da DIRCA, a partir de 2014, o reitor Pedro Fernandes instituiu a mudança do procedimento juntamente com a Pró-Reitoria de Ensino para que o diploma seja entregue no ato da Colação de Grau. “Atualmente, no momento em que o aluno se forma, ele recebe o diploma e está apto para o mercado de trabalho”, lembra. Ela acrescenta que a mudança de procedimento facilita muito a vida do egresso, principalmente porque ele já tem o seu diploma, entregue na ocasião da colação de grau, inclusive nas colações extraordinárias promovidas na Reitoria.

Maria José Fernandes ressaltou ainda que todos os diplomas dos cursos de graduação da UERN do ano de 2015 estão de acordo com o que estabelece o Conselho Estadual de Educação. Ela informa que na quinta-feira (23), em Assu, serão entregues mais 166 diplomas de graduação, na oportunidade, a UERN encerra as assembleias universitárias do semestre 2014.2.

Maria José Fernandes ressalta que, para a DIRCA e para a Pró-Reitoria de Ensino, é uma satisfação muito grande poder proporcionar este momento tão significativo e importante para os alunos da UERN.