...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN irá discutir ENEM na Câmara de Vereadores de Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) irá discutir na Câmara Municipal de Mossoró a mudança de sistema de acesso à instituição e adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Reitor da Universidade, Prof. Pedro Fernandes, o Vice-Reitor, Prof. Aldo Gondim, o diretor da COMPERVE, Prof. Egberto Mesquita, receberam nesta terça-feira (13) o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Alex Moacir, e apresentaram a solicitação da realização da audiência pública ressaltando a importância da discussão com toda a sociedade em razão do papel social da instituição.

A sugestão foi prontamente atendida pelo presidente do Legislativo Municipal, que irá agendar uma data já para os próximos dias para a realização da audiência, devido ao impacto do tema na sociedade. A data ainda será agendada pela Câmara Municipal e comunicada à Universidade e à sociedade.

Desde 2001, a Universidade adota o Processo Seletivo Vocacionado (PSV), tendo utilizado o ENEM nos últimos anos de forma parcial, de acordo com a opção do aluno. A discussão é em torno da possibilidade de tornar a prova do ENEM um mecanismo de acesso à Universidade através do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Aproveitando a presença do presidente da Câmara, o Reitor Pedro Fernandes apresentou alguns projetos realizados pela Universidade, como os ambulatórios da Faculdade de Medicina, as Residências Universitárias, o curso de Educação Rísica, as licenciaturas, entre outros, e solicitou o apoio político do legislativo para fortalecer a instituição. “A UERN tem se empenhado em apresentar a sociedade o que é produzido aqui. Além de formar recursos humanos, também contribuímos para o desenvolvimento da região. Nós precisamos que os poderes Legislativo e Executivo conheçam a realidade da UERN e apoiem nossos projetos”, afirmou o Reitor.

Parcerias – Alex Moacir se dispôs a apoiar a UERN seja como presidente ou como vereador. De antemão, se propôs a firmar parceria com a instituição, no sentido de disponibilizar o acervo do legislativo para estudos e pesquisas dos vários cursos da instituição. Os termos do convênio ainda serão definidos e a assinatura deverá acontecer até o final de maio. O presidente afirmou que em sua gestão, outras parcerias com a instituição já foram firmadas, como recentemente na realização do Projeto Câmara Cidadã, realizada no bairro Santo Antonio. “Fico feliz em ver que tem tanta coisa boa acontecendo na UERN. É importante essa aproximação para que outras ações sejam discutidas e possam receber o apoio não só do Legislativo, como de outros entes públicos, como o Executivo. Me comprometo a ser esse interlocutor e levar ao conhecimento dos demais vereadores as ações da Universidade”, afirmou o presidente da Câmara.

O Reitor Pedro Fernandes ainda pediu o apoio do legislativo para garantir transporte público e segurança às áreas onde a UERN está instalada, em especial, o Campus Central.  

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support