UERN instala Programa Multicêntrico de Pós-Graduação na FACS

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instalou na manhã desta quarta-feira (14), na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), o Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM). A aula inaugural do programa foi proferida pela Profa. Dra. Selma Maria Bezerra Jerônimo, professora titular do Departamento de Bioquímica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN).

Na abertura dos trabalhos, o Subchefe de Gabinete da Reitoria, professor Francisco Péricles de Amorim, que representou o Reitor da UERN, Pedro Fernandes, na ocasião, desejou sucesso aos participantes. Em seguida, fizeram o uso da palavra o Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UERN e Coordenador local do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM); o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. João Maria Soares; e o Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), Fausto Pierdoná Guzen. A Profa. Dra. Paula Viviane Souza Moreira fez a apresentação da palestrante, Profa. Dr. Selma Maria Bezerra Jerônimo, que foi convidada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para falar sobre “Alterações Metabólicas na Leishmaniose Visceral”.

O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular foi aprovado pela CAPES, em 2013, com conceito 4, e se propõe a oferecer, de imediato, cursos de Mestrado e Doutorado. Trata-se de um programa em rede que envolve várias instituições de pesquisa no país, com a finalidade de agregar pesquisadores de programas consolidados que se encontram em instituições de ensino superior onde não há corpo docente suficiente para constituição de um programa próprio de pós-graduação.