Texto: Joyce Dayane – Estagiária
Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) sediará a primeira edição do UERN INOVA – Inovação e Empreendedorismo. O evento reúne grandes nomes do mundo dos negócios para trazer suas palestras com ideias, motivações e tirando dúvidas sobre como embarcar nos mares abertos da inovação.
A noite de abertura, 31, às 19h, contará com a palestra de Júlio Ledo, especialista em negócios de impacto e desenvolvimento territorial, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic). Ele propõe a discussão sobre como é possível gerar as microtransformações para o desenvolvimento humano e empreendedor.
A programação ocorrerá em formato híbrido. O primeiro encontro será presencial, às 9h, no auditório da FAFIC, no Campus Central, com tema: “Insights inovadores e estratégias empreendedoras”. O evento traz para o centro da conversa o CEO da Bee Delivery, Thales Patreze; o diretor da SERVINDU Serviços Industriais, Criste Jones; e a fundadora e diretora da Comercial Paraíba, Cleide Linhares. A mediação será por conta do Prof. Me. Rafael Demetrius Rodrigues de Souza.
A segunda palestra será no modo remoto e começará às 14h, dessa vez com a chamativa “Empresas Juniores: cases de sucesso”. Serão quatro palestrantes: Vitória Júlia Azevedo, presidente da RN Júnior (Federação de Empresas Juniores do Estado do Rio Grande do Norte); Hélio Cardoso Passos, presidente da Empresa Júnior EJUDI/UFC; Ivo Camargo, diretor presidente da Spell Júnior Assessoria em Língua Inglesa; e Mariana Falcão, diretora presidente da Empresa Júnior ACONT na Uern.
Ainda na segunda palestra, terão dois mediadores: Arthur Neo, diretor presidente da Empresa Júnior Lastro Consultoria e Investimento da Uern, e Kaline Mafra Melo, diretora presidente da Empresa Júnior APEX Empreendedorismo e Soluções Jurídicas. Eles irão expor seus cases, a fim de demonstrar seu impacto no mercado de trabalho, além de inspirar novas iniciativas juniores no âmbito acadêmico.
“Pré-incubação e incubação para o fortalecimento do empreendedorismo local” será o tema da terceira palestra, com o objetivo de tirar do papel as ideias que podem vir a movimentar os mercados locais e nacionais. À frente desse encontro, que também será remoto, a partir das 14h, terá a mediadora Giovanna Wanderley, presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB Mossoró/RN. Intercalando as palestras de Rodrigo Romão, diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital – UFRN e Lúcia Cristiana Gomez, sócia e diretora da TXM Methods Ltda.
Dando sequência, durante à tarde, terá uma conversa esclarecedora sobre “Startups: Da criação à permanência no mercado, iniciando às 15h30, com os palestrantes Bárbara Lopes, CEO Bensá Startup de Educação Empreendedora Afrocentrada; Iandé Coutinho, CEO e fundador da Oncase; e Thiago Silvano, CEO da SolarZ junto com José Augusto de Medeiros, mediador, membro fundador e presidente da Liga Acadêmica de Emergência do Seridó.
Após toda a tarde de ideias e inspirações, será a vez das “Práticas Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável no RN” marcar a palestra de encerramento do Inova. A ideia será debater e manifestar as ideias sobre o sustentável no Estado. Com propriedade de fala, a professora do Departamento de Química da UERN, Anne Gabriella Santos e Jean Berg Silva, professor da UFERSA e coordenador da Plataforma Sabiá. Iniciando às 19h30h, de modo remoto, a mediação ficará a cargo do Paulo Roberto Barbosa, o gerente regional do SEBRAE.
As palestras virtuais serão todas pelo Google Meet, com o link sendo enviado cerca de quinze minutos antes do início de cada sala.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento. O certificado é de até 12h para quem participar de todas as palestras.