A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deu início, nesta segunda-feira, 3, à sua Semana Pedagógica, abrindo oficialmente o semestre letivo 2025.1. O evento faz parte do Reconecta, programação de boas-vindas aos alunos, e teve como destaque a conferência “Educação em Rede: a construção aberta e colaborativa do conhecimento”, ministrada pela professora Ilka Serra, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A abertura contou com a participação de gestores, docentes, técnicos administrativos e estudantes, que acompanharam a palestra transmitida pelo canal do YouTube da Uern Oficial, com tradução em Libras. Durante sua fala, Ilka Serra destacou a importância das universidades estaduais e municipais no fortalecimento da educação. “É uma alegria estar aqui dialogando e compartilhando com professores, alunos e servidores, contribuindo para que a educação do nosso país se torne cada vez mais forte”, afirmou.
A reitora da Uern, Cicília Maia, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do evento: “Este é um momento que marca não apenas o início do semestre letivo 2025.1, mas também reafirma nosso compromisso com a excelência acadêmica e com a inovação no ensino”. A gestora também celebrou a regularização do calendário acadêmico ao calendário civil, um marco importante para a instituição.
A pró-reitora adjunta da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), Rosa Rodrigues, enfatizou a relevância do envolvimento de todas as pró-reitorias na construção do evento. “Toda a gestão está comprometida com as atividades programadas. Além disso, temos um momento único: depois de 20 anos, estamos alinhando nosso calendário acadêmico ao calendário civil”, destacou.
Marcílio Falcão, presidente do Fórum de Diretores e Diretoras da Uern, reforçou o papel social da Universidade: “A Uern tem demonstrado, ao longo do tempo, seu compromisso com uma educação de qualidade, que emancipa e transforma vidas”. Já Rosenilson da Silva Santos, coordenador dos chefes de departamentos, comemorou a adequação do calendário. “Ansiava por 2025.1, que finalmente nos colocaria em paralelo com o calendário civil. Isso torna nosso trabalho muito mais fluido”, afirmou.
Representando os estudantes, Lívia Rodrigues, coordenadora-geral do Diretório Central dos e das Estudantes (DCE), aproveitou para agradecer a confiança na nova gestão estudantil e dar as boas-vindas aos ingressantes. “Queremos dizer o quanto ficamos felizes por vocês terem escolhido a Uern. O aumento da procura pela nossa Universidade enche nosso coração de alegria”.
O evento teve ainda a mediação do professor Carlos Heitor Liberalino, assessor da Proeg, que conduziu a discussão com a palestrante e os participantes.
Além da Semana Pedagógica, o Reconecta seguirá com diversas atividades, incluindo a Conferência inicial do Seminário de abertura do PIBID, que ocorrerá no dia 6 de fevereiro, às 19h, com a professora Jaqueline Rabelo de Lima (UECE). A Aula Magna, marcada para 20 de fevereiro, terá como palestrante a professora Ângela Paiva, ex-reitora da UFRN e atual diretora do PAX. Outras ações incluem o Uern Conect@, que disponibilizará cursos online a partir de 17 de fevereiro, e o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba), cuja programação será divulgada em breve.
A Uern reafirma, com esta iniciativa, seu compromisso com a qualificação do ensino e o fortalecimento do vínculo entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
Fotos: Luziária Machado/Uern