Uern inicia Semana do Planejamento do semestre 2023.1 nesta terça-feira

Com o tema central “O uso de Inteligência Artificial (IA) e de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no Ensino Superior”, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realiza, entre 2 a 6 de maio, a Semana de Planejamento Pedagógico do semestre letivo 2023.1.

O evento tem como objetivo envolver docentes, discentes e técnicos-administrativos na sistematização do ensino-aprendizagem do semestre 2023.1 através das discussões sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) e de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no Ensino Superior.

Isso tendo em visto que o emprego e a ampliação do uso de ambientes virtuais de aprendizagem até a simulação de capacidades cognitivas de percepção, raciocínio e tomada de decisões, as inovações tecnológicas com impactos na construção do conhecimento têm sido sistematicamente pensadas em face do processo de ensino e aprendizagem no âmbito acadêmico.

Nesse sentido, a Universidade, enquanto âmbito primordial para a construção do pensamento crítico e do conhecimento científico, também se apresenta como um local de necessário e qualificado diálogo acerca dos caminhos, possibilidades e obstáculos que o emprego de tais instrumentos podem ofertar ao processo educativo bem como à sociedade de maneira geral.

A mesa de abertura acontece às 14h do dia 2 de maio, com transmissão pelo Canal Uern Oficial do YouTube e irá abordar o tema “Perspectivas ético-profissionais da inteligência artificial no Ensino Superior ”.

A palestrante é professora Márjory Da Costa-Abreu, do Departamento de Computação da Sheffield Hallam University (Reino Unido). Sua principal área de pesquisa é a inteligência artificial ética e sua aplicação em diversas áreas, como saúde, forense, discurso de ódio/fake news e biometria. Ela tem mais de 70 artigos científicos e supervisionou mais de 20 alunos de mestrado e doutorado, sendo parte do conselho editorial do jornal IET Biometrics e do jornal Pattern Analysis and Applications.

Será mediadora Fernanda Abreu de Oliveira, professora da Faculdade de Direito (FAD) e pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), juntamente com o prof. Dr. Sebastião Emídio Alves Filho.

Confira a programação completa:

Mesa redonda de Abertura: Perspectivas ético-profissionais da inteligência artificial no Ensino Superior
Palestrante: Márjory Da Costa-Abreu
Dia 02 de maio de 2023, às 14h
Local: YouTube UERN Oficial
Mediação: Prof.a Ma. Fernanda Abreu e Prof. Dr. Sebastião Emidio Alves Filho
Público: Docentes, Discentes e Técnicos administrativos
Intérpretes em Libras: DAIN
Responsável: Proeg

Palestra: Inclusão da pessoa com deficiência: compartilhamento de experiências com Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no ensino superior
MINISTRANTES: Sidney Soares Trindade (UFRN)
Claudion Silva de Melo (DAIN/UERN)
● Data: 03/05/2023
● Horário: 9h às 11h
Local: YouTube UERN Oficial
Responsável: DIRETORIA DE AÇÕES INCLUSIVAS – DAIN

Roda de conversa com Docentes: O SIGAA como ambiente virtual de aprendizagem: mediação pedagógica e tecnológica na práxis docente.
● Facilitadora: Profa. Dra. Ione Rodrigues Diniz Morais (Secretária Adjunta de Educação a Distância da UFRN)
● Mediação: Profa. Dra. Salete Gonçalves e Prof. Dr. Isaac Oliveira
● Data: 04/05/2023
● Horário: 9h às 11h
● Local: YouTube UERN Oficial
Responsável: PROGEP

Programação Específica (Critério dos Departamentos e Unidades):
De 02 a 06 de maio de 2023.