Uern inicia o semestre 2024.2 com programação diversificada para a comunidade acadêmica

O semestre letivo 2024.2 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) começará nesta terça-feira, 13, com uma série de eventos planejados para acolher e integrar toda a comunidade acadêmica, promovendo a ambientação dos novos estudantes e o planejamento pedagógico dos docentes. A programação inclui o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba), o Conect@, a Semana de Planejamento Pedagógico e a aguardada Aula Magna.

A Semana de Planejamento Pedagógico é um momento dedicado aos docentes e técnicos administrativos, focando na formação docente para a prática educacional inclusiva na educação superior. A conferência de abertura, intitulada “Formação Docente para a Prática Educacional Inclusiva na Educação Superior”, será realizada nesta terça-feira, dia 13 de agosto, às 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Uern. A conferencista convidada é a Prof.a Dra. Sinara Pollom Zardo, e o evento contará com intérpretes de Libras do Departamento de Acessibilidade e Inclusão (Dain).

O Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba) é um dos destaques da programação de início de semestre, voltado especialmente para os novos alunos. Com o objetivo de apresentar a estrutura da Uern e acolher os estudantes, o evento será realizado de 19 a 23 de agosto, em diferentes campi da universidade.

O Samba começa no dia 19 de agosto em Caicó, com um café da manhã compartilhado e um diálogo com a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae), seguido de um tour pelo campus, laboratórios e clínicas. No dia 20 de agosto, será a vez do campus de Natal, com atividades programadas para as 19h. Em Mossoró, o Samba ocorrerá no dia 21 de agosto, com uma programação intensa que inclui apresentações institucionais, feirinha empreendedora, vacinação e exposição de projetos de ensino, pesquisa e extensão. O encerramento da programação será em Pau dos Ferros, no dia 23 de agosto, com atividades programadas para as 8h.

Outro evento importante na programação é o Conect@, que visa proporcionar uma imersão tecnológica tanto para os estudantes ingressantes quanto para os veteranos. Serão oferecidos quatro cursos na plataforma Moodle, incluindo “Conhecendo a Uern”, “Por dentro do Sigaa”, “Criando e atualizando o Currículo Lattes”, e um curso de prevenção e combate ao assédio. O Conect@ tem como objetivo qualificar os estudantes para desenvolver suas atividades acadêmicas de maneira organizada e eficiente, fortalecendo a interação entre docentes e discentes.

A tradicional Aula Magna, que marca oficialmente o início do semestre, será realizada na próxima segunda-feira, 19, a partir das 18h, no canal Uern Oficial no YouTube. “Superação e inclusão: Transformando desafios em oportunidades” será o tema da palestra de Adriano Gomes de Lima, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Atenas em 2004.

Integração e planejamento marcam a primeira semana do semestre

A programação do início do semestre na Uern é uma demonstração do compromisso da Universidade em proporcionar uma experiência educacional completa, que vai além das salas de aula. A integração entre estudantes, professores e técnicos-administrativos, promovida por eventos como o Samba e o Conect@, é essencial para criar um ambiente acadêmico acolhedor e produtivo.

Esse início de semestre na Uern promete ser enriquecedor para todos os envolvidos, unindo a comunidade acadêmica em torno do objetivo comum de aprender, ensinar e transformar a realidade através do conhecimento. De acordo com o calendário aprovado, o semestre 2024.2 inicia no dia 13 de agosto e segue até o dia 21 de dezembro.

Durante os eventos, os estudantes poderão conhecer a estrutura geral da Uern, bem como projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos em cada campus.

Para a estudante Alice Belarmino, do curso de Licenciatura em Geografia, o início de cada semestre representa um momento de novos aprendizados e de crescimento. “Minhas expectativas estão altíssimas. Vou iniciar o quarto período e sei que todo semestre, temos novas experiências e é também mais uma oportunidade de nos encontrarmos cada vez mais dentro do curso”, frisa.