A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte realizou, na noite desta terça-feira (7), a colação de grau de 33 concluintes dos cursos de Enfermagem, Filosofia e Odontologia da Uern Caicó.
A cerimônia foi realizada no auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e presidida pelo vice-reitor da Uern, professor Chico Dantas.
Marcada pela emoção dos formandos, padrinhos e professores, a solenidade teve entre seus principais momentos o discurso do orador que representou os concluintes, o discente Danilo de Oliveira, do Curso de Filosofia.
Durante sua fala, Danilo comentou, ao mesmo tempo em que tentava conter as lágrimas, sobre os obstáculos enfrentados pelos graduandos, em especial a distância em relação à família, no caso daqueles que vieram de outras cidades.
Renúncias para um sonho
“Quantos aniversários gostaríamos de ter ido, consultas médicas, visitas ao lar… Quando o que tínhamos era apenas um telefone”, questionou. De todo modo, ressaltou o graduando, as escolhas feitas pelos formandos ao longo dos cursos representaram “renúncias para um sonho”, o qual se concretizou com a obtenção do diploma.
Ao longo das diferentes etapas desse “sonho”, apontou a professora do Curso de Enfermagem Rosângela Diniz Cavalcante, paraninfa das turmas concluintes, os discentes adquiriram muito mais do que o conhecimento compartilhado nas salas de aula.
As relações travadas ao longo da graduação, enfatizou, foram importantes para a formação dos alunos e trouxe ensinamentos que os acompanharão ao longo da vida.
Para ilustrar seu pensamento, a professora citou o escritor Antoine de Saint-Exupéry: “Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.
Por sua vez, o vice-reitor da Uern salientou que a obtenção do diploma na noite desta terça-feira representa apenas o passo inicial de uma longa e rica trajetória para os recém-graduados.
Para acompanhar os novos profissionais nessa nova jornada, Chico Dantas compartilhou alguns conselhos com os novos profissionais.
O primeiro deles, apontou, é que os novos enfermeiros, filósofos e dentistas busquem a formação continuada, procurando sempre aprofundar seus conhecimentos e habilidades. Em seguida, o vice-reitor recomendou que os graduados valorizem a simplicidade, a escuta em relação aos demais e que cultivem sempre a habilidade de maravilhar-se com o entorno.
O professor salientou ainda a importância de manter-se sempre fiel às próprias convicções e ideais, bem como de recusar a imposição de rótulos. Por fim, Chico Dantas recomendou aos recém-formados que busquem equilibrar a vida pessoal e a vida profissional, cuidando de sua saúde física e mental ao longo do percurso que agora se inicia.
Confira mais fotos do evento neste link.