Uern inicia campanha de educação e higiene alimentar em parceria com a Facene

Pela pressa, praticidade ou condição financeira, muitas pessoas optam por comidas industrializadas na hora de se alimentar. A recorrência desse consumo pode trazer riscos pra saúde física e mental. Buscando a conscientização e a mudança desse hábito, a Universidade do Estado do Rio Grande de Norte (Uern), em parceria com a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (Facene), deu início hoje, 18, à Campanha de Educação e Higiene Alimentar, cujo objetivo é fomentar a qualidade de vida e o bem estar da comunidade acadêmica.

A alimentação está totalmente atrelada à saúde física e mental e os nutrientes interferem diretamente no processo de aprendizagem, juntamente com a prática de atividade física, alerta a professora e nutricionista Lidiane Mendonça, da Facene.

“Nosso projeto visa trazer para os estudantes essa conscientização. A gente indica, por exemplo, se o aluno vai a uma lanchonete e quer fazer uma alimentação mais rápida, ele priorize alimentos que tenham mais nutrição. Um pão com ovo é mais saudável que um salgado, um suco de fruta é melhor que um refrigerante ou suco de caixinha. São alimentos práticos, mas que trazem saúde”, exemplifica.

A campanha é um projeto de extensão que resultou da cooperação entre o Setor de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida Estudantil (SEAS) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da Uern e o Curso de Nutrição da Facene.

O primeiro ato foi realizado hoje à tarde com o Curso de Aperfeiçoamento para Manipulação de Alimentos. O público alvo foram os(as) funcionários(as) das lanchonetes do Campus Mossoró e da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) da Uern.

Ao longo dos próximos meses serão realizadas outras iniciativas dentro do Programa Uern Vida Saudável.

“Nosso objetivo é trazer para dentro da Universidade essa reflexão com relação à importância tanto de hábitos alimentares saudáveis, principalmente aqueles que favorecem a aprendizagem, a memória, o raciocínio, trazer essa compreensão dessa alimentação e o impacto dela para o dia a dia acadêmico, como também a questão da higiene e o hábito, o comportamento dentro das lanchonetes para que a gente possa realmente trazer mais qualidade, mais saúde, mais bem-estar dentro dos ambientes das lanchonetes da Universidade”, explicou Lenna Indyara, chefe do Seas da Prae.

Esse mesmo curso será disponibilizado no dia 21 de setembro, de forma remota, com os(as) funcionários(as) dos outros campi (Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros).

Posteriormente, serão realizadas rodas de conversa nas lanchonetes e restaurantes e ações nas redes sociais.