Na próxima sexta-feira, 25, a Faculdade de Ciências Econômicas (Facem), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizará a inauguração dos Laboratórios dos cursos de Administração, Gestão Ambiental e Turismo, que objetivam fomentar a pesquisa nas mais diversas áreas. A solenidade ocorrerá no Bloco da Facem, no Campus de Mossoró.
O Laboratório do Curso de Administração atuará como espaço para pesquisas e estudos de docentes e discentes, além de poder ser utilizado para acompanhamento de Unidade Curricular de Extensão (UCE). O espaço terá como coordenadora a Profª. Ma. Vera Lúcia Lopes de Oliveira.
Para o curso de Gestão Ambiental, o espaço destinado será dividido entre o Laboratório de Tecnologias Sociais e Convivência com o Semiárido (LABTEC-SEMIÁRIDO) e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Agroecologia e Meio Ambiente (LEPAMA).
O primeiro é destinado à realização de estudos e pesquisas relacionados à implantação e avaliação de tecnologias sociais para convivência com o Semiárido e Construção da Agroecologia, e terá como coordenador o Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Lima.
Já o LEPAMA contará com produção acadêmico-científica de trabalhos relacionados ao planejamento e desenvolvimento da agroecologia local e regional, na perspectiva socioambiental. Este laboratório representa a possibilidade de preencher uma lacuna existente entre as comunidades rurais e empresas privadas, para aplicação de metodologias em gestão ambiental de qualidade. O LEPAMA terá na sua coordenação o Prof. Dr. Roseano Medeiros da Silva.
O espaço destinado ao curso de turismo foi dividido em duas salas que atenderão aos docentes e discentes vinculados aos projetos de extensão e pesquisa para o desenvolvimento de suas atividades. Entre as ações, destacam-se o projeto de extensão “Turismo, paisagem, poesia e prosa” e o projeto de pesquisa “Governança turística na perspetiva do desenvolvimento regional do Polo Costa Branca/RN/Brasil”, aprovado em edital universal do CNPQ. Na coordenação dos projetos terá as Profª. Ma. Raimunda Maria Marques de Azevedo e Dra.Rosa Maria Rodrigues Lopes.