...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN INAUGURA NESTA QUINTA, 8/10, CENTRO DE INCUBADORA DE EMPRESAS

Será inaugurado logo mais às 19h desta quinta-feira, 8/10, o Centro de Incubação Tecnológica do Semiárido (CITECS). O ato solene acontecerá no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC-UERN) e contará com as presenças do reitor da UERN, Milton Marques de Medeiros; da gerente do Programa de Incubadoras do Serviço Brasileiro de Apoio Micro e Pequena Empresa (Sebrae Nacional), Maria de Lourdes e Silva; do diretor de Administração e Finanças do Sebrae/RN, Murilo Diniz, e da presidente da Fundação de Apoio à Geração de Emprego e Renda (FUNGER), Isabel Montenegro.

O CITECS, incubadora de empresas da UERN, surgiu a partir de um projeto de extensão do Departamento de Administração (DAD/UERN), idealizado pela professora Ana Augusta da Silva Campos (doutoranda em Salamanca/Espanha).

De acordo com a professora Jacinta de Fátima Martins Malala,  atual coordenadora do projeto, o CITECS consta de 3 espaços: o hotel de projetos, que funcionará no Campus Central da UERN, e será local onde haverá o desenvolvimento de idéias de empreendimentos inovadores; a incubadora propriamente dita, que vai ficar instalada na agência 2 da Funger (rua Sabino Valentim, s/n, conjunto Walfredo Gurgel –  Alto de São Manoel), e ainda um escritório, que será sediado na agência central da Funger (rua Rui Barbosa, Centro).

A professora Jacinta Malala destaca que a incubadora tem como objetivos: apoiar técnica e gerencialmente as micro e pequenas empresas inovadoras e tradicionais; disponibilizar serviços técnicos especializados; fortalecer a capacitação empreendedora, e estimular a criação e implantação de novas empresas no mercado.

Ela cita que a vantagem de uma empresa incubada é que ela vai contribuir para o desenvolvimento socioeconômico. “Isso acontece porque a incubadora induz o surgimento de unidades produtivas; aumenta a taxa de sobrevivência das empresas, reduz o volume de capital necessário para montar uma empresa e apóia o desenvolvimento local”, afirma. A redução de custos ocorre porque há uso compartilhado de material.

Além da inauguração do CITECS haverá a assinatura de convênio entre a prefeitura (via Funger), Sebrae (que dará o aporte técnico-financeiro) e a UERN, que oferecerá os conhecimentos técnicos-especializados, e o lançamento do edital público de seleção dos incubados. Serão oferecidas 2 vagas para incubadas residentes e 3 à distância.

Jacinta Malala destaca que uma incubadora é um local onde as empresas recém-criadas estão concentradas em um espaço específico, cujo objetivo é melhorar a taxa de sobrevivência por meio do fornecimento de um espaço mobilar, com recursos básicos (telefone, fax, computador e apoio de gestão). “A principal ênfase de uma incubadora é o desenvolvimento local e regional”, frisa.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support