UERN forma 30 alunos da FANAT em colação de grau on line

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 13 de maio, a solenidade de colação de grau por meio de videoconferência dos graduandos dos cursos de Matemática, Física, Química, Ciências Biológicas e Ciência da Computação da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), do Campus Universitário Central, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Foram 30 novos profissionais entregues ao mercado de trabalho pela UERN.

A graduanda Joice da Silva Teixeira, do curso de Química, foi a oradora das turmas. “Quando me falaram que essa solenidade seria por videoconferência bateu uma tristeza por não compartilhar este momento com os meus familiares, mas entendi que estes momentos difíceis são capazes de nos fortalecer e ter a oportunidade de comemorar essa vitória”, disse. Emocionada, ela homenageou os professores Luiz Gonzaga e Luiz di Souza (primeira morte por covid-19 no RN) falecidos recentemente. “Tenho certeza de que Luiz Gonzaga e Luiz de Souza estão lá em cima felizes com essa vitória”, concluiu.

A solenidade foi presidida pela reitora em exercício da UERN Fátima Raquel Rosado Morais. Ela lamentou que a colação de grau não pudesse ser realizada de forma presencial por causa da necessidade de isolamento social imposta pela pandemia do novo coronavírus. “Tenho certeza que os nossos amigos onde estiverem estão felizes”, frisou.

Fátima Raquel reforçou as palavras da oradora lamentando a morte dos professores e a superação dos estudantes. “Tivemos o baque de perder duas pessoas tão comprometidas com a ciência e ainda assim vocês conseguiram superar esse contexto emocional e diante de tudo isso vocês conseguiram vencer”, declarou.

Ela ainda elogiou as iniciativas da FANAT na elaboração de projetos para proteger a população da covid-19. “A Faculdade foi além da sua dor para ajudar o próximo”, comentou.