Uern firma acordo de parceria com a empresa BQMil

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a empresa BQMil firmaram um termo de convênio para desenvolver projetos conjuntos de pesquisa. A proposta é que as partes envolvidas no acordo trabalhem juntas em estudos, intercâmbio de conhecimentos e tecnologias, treinamento e capacitação de recursos humanos, além de outras atividades relacionadas à inovação.

O termo foi estabelecido conforme o Edital do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI), uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para que os programas de pós-graduação possam fomentar projetos de interação com empresas através de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de cursos. Esta é a segunda empresa que a Uern firma parceria através deste Edital. A primeira parceria foi com a empresa Potiguar E&P.

Conforme o termo de convênio, a Uern utilizará pesquisadores, que são alunos dos programas de pós-graduação, para desenvolver novas tecnologias na área de atuação da BQMil. O documento estabelece também as obrigações e responsabilidades da Universidade e da empresa.

As ações estabelecidas pela parceria serão acompanhadas pelo professor Dr. Vinicius Caldeira, que é responsável pela coordenação e supervisão das atividades previstas no termo de cooperação do MAI/DAI.

A BQMil iniciou as operações de mineração em 1994. No ano de 2002, a empresa estendeu suas atividades com foco na fabricação de argamassas colantes e de rejuntamento com acabamento fino para construção civil.

Os primeiros diálogos para parceria entre a Uern e a empresa foram feitos durante o lançamento da Agência UERN Inova, realizado em fevereiro deste ano. Após esta etapa, representantes da empresa visitaram os laboratórios da Uern para conhecer melhor as potencialidades da Instituição e fechar o termo de convênio.

Para a diretora da Agência UERN Inova, a professora Ma. Cíntia Freitas, é uma satisfação a Universidade firmar parceria com mais uma empresa. Essa cooperação é uma oportunidade para que a Uern possa contribuir ainda mais para o desenvolvimento tecnológico e econômico do Rio Grande do Norte.

“Este acordo de parceria representa a colaboração mútua entre Uern e a BQMil, desencadeando pesquisas mais avançadas e uma maior aplicação prática dos seus resultados. Além disso, esta parceria oportuniza que o discente aplique seus conhecimentos de maneira prática diretamente no campo de estudo, de maneira que a empresa também se beneficia da expertise acadêmica da universidade e dos recursos de pesquisa disponíveis para desenvolver novos produtos e soluções”, afirmou Cintia Freitas.

A expectativa é que as parcerias com as empresas resultem em projetos inovadores e na formação de profissionais altamente qualificados, colaborando para o desenvolvimento econômico e social do Estado.