A partir do próximo dia 20 de setembro, os assinantes da TV Cabo Mossoró (TCM) vão poder contar com uma programação diferenciada no canal 21 da emissora, que passa a abrigar a Uern TV, canal comandado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A estreia do canal acontece após convênio entre a emissora e a instituição.
O Departamento de Comunicação Social (DECOM/UERN), que ao longo destes 11 anos de existência tem formados grandes profissionais, será responsável pela coordenação do Canal 21, através do professor Fabiano Morais, especialista na área de televisão e profissional com passagem na Globo Nordeste, TV Verdes Mares, SporTV, InterTV Cabugi e TV Ponta Negra.
Professores, estudantes e técnicos da universidade estarão envolvidos na produção dos programas exibidos pelo canal. “Temos um equipe muito boa, empenhada, e que agora dá um passo importante na história do Departamento, da Universidade e de toda Mossoró”, comentou Fabiano Morais.
Para o reitor da Uern, Pedro Fernandes, o início das atividades do canal representa um marco na história da universidade. “É mais um espaço aberto pela universidade para mostrar à sociedade potiguar as ações que são promovidas por nossos profissionais em favor do Rio Grande do Norte”, disse.
A UERN TV começa a operar com quatro programas, exibidos aos sábados. A estreia acontecerá às 13:50h, após o horário político eleitoral, com a exibição do “Arte em Movimento”. O programa vai mostrar as mais diversas manifestações artísticas e culturais presentes em Mossoró.
Logo em seguida, os telespectadores poderão acompanhar o programa “Encontro com Autores”, que debate a produção literária brasileira, sempre com foco em um autor nacional. O programa é comandado pelo professor Ailton Siqueira. Na estreia, uma discussão sobre a obra do escritor Graciliano Ramos.
O terceiro programa, “Experimentos Audiovisuais”, vai revelar produções audiovisuais elaboradas por estudantes e professores do DECOMUERN. Na estreia, exibição do documentário “Pátria Armada Brasil”, premiado em competição nacional da área.
O quarto programa, “Intervalo Cultural”, os telespectadores poderão conferir um programa que abre espaço para artistas do cenário musical e teatral de Mossoró. O projeto é coordenado pelo professor Adalberto Veronese e toda a equipe da Pró-Reitoria de Extensão da Uern.
“O canal surge através de um esforço coletivo de professores, técnicos, alunos e membros externos da comunidade. Estaremos sempre empenhados em levar o melhor da produção televisiva universitária, com programas elaborados na intenção de oferecer qualidade a você, que a partir deste sábado, terá mais uma opção na grade de canais da TCM”, disse o professor Fabiano Morais.
Texto: DECOM/UERN