UERN entrega Relatório de Auditoria ao prefeito de Mossoró

A comissão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), contratada pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) para fazer a análise de conformidade da folha de pessoal, entregou o relatório final nesta sexta-feira, 13. O documento com 250 páginas foi repassado diretamente ao prefeito Francisco José Júnior, na presença de auxiliares do município.

Foram quase 3 horas de explanação. Os auditores da Universidade explicaram todos os pontos do relatório que teve como itens principais verificação, constatação, análise de auditoria e recomendações. Isso quer dizer, que a comissão também apontou solução para algumas situações.

A comissão tinha até início de julho para concluir a análise da folha que conta com cerca de 6.300 servidores entre efetivos, comissionados e contratados. Apesar de ter sido feito em um período de instabilidade política, em meio a uma eleição suplementar, o trabalho ficou pronto antes do tempo – 4 meses – determinado pelo contrato registrado em cartório.

Agora além de dispor de um estudo detalhado sobre a folha de pagamento dos servidores municipais, os dados servirão como subsídios para a reforma administrativa já anunciada pela Prefeitura. Logo depois de entregar o relatório ao prefeito Francisco José Júnior, a comissão foi ao gabinete do reitor Pedro Fernandes, de quem ouviu elogios pelo trabalho técnico e ético realizado pela Universidade. “Não vazou nenhuma informação e isso fortalece a credibilidade do trabalho que foi realizado pela primeira vez, mais com muita ética, responsabilidade e esmero profissional”, parabenizou o reitor, destacando a participação efetiva dos alunos no projeto. Outra vantagem do projeto foi a aproximação entre os departamentos de Economia, Ciências Contábeis e Administração.

Na opinião do reitor, além de seguir as regras de confiabilidade, a comissão demonstrou equilíbrio e compromisso ao fazer a análise de conformidade da folha em um período em que o município enfrentava instabilidade política, sem nenhum comprometimento da missão confiada.