A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou na manhã desta sexta-feira, 25, a solenidade de posse da nova Frente de Trabalho para articular a implementação das atividades presenciais do Campus Avançado de Apodi. A cerimônia ocorreu na Sala de Reuniões da reitoria.
A comissão tem como objetivo definir as condições para o início das atividades presenciais do campus de Apodi, tais como os cursos que serão ofertados, a atualização do corpo de servidores docentes e técnicos, mobília e equipamentos, entre outros. A frente de trabalho conta com representantes da Uern, da Prefeitura Municipal de Apodi, da Câmara Municipal de Apodi, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Apodi e dos estudantes.
A reitora Cicília Maia ressalta que a Uern já está em Apodi, com a oferta de cursos de graduação a distância na área de informática. “Desde abril do ano passado, a Uern conta com o Polo Poty dos Encantos de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil (Polo EaD UAB), em Apodi, com o curso de Sistemas para Internet. Agora, estamos ampliando as discussões para iniciarmos as nossas atividades presenciais no município”, frisa a reitora.
Cicília Maia enfatiza que a ampliação da discussões sobre o Campus de Apodi é possível graças a autonomia financeira, que possibilita um maior planejamento sobre os recursos da Universidade. “A Comissão tem uma importante missão de discutir as atividades presenciais no município. Vamos começar com o que for possível, com qualidade, para oferecermos a população de Apodi e região o que temos de melhor. Agradecimento a essa soma de esforços para tornar esse sonho possível”, declara.
O presidente da Comissão, o subchefe de gabinete da Uern, o Prof. Dr. Jandeson Dantas, lembra que a Frente dá continuidade as discussões iniciadas em 2022. “Vamos avançar no debate para podermos definir as condições para o início das atividades presenciais do campus de Apodi”, afirma.
O prefeito de Apodi, Luís Sabino, se comprometeu em dar todo o apoio para que a Uern possa iniciar as atividades presenciais em Apodi. “ Vamos trabalhar para criar a lei para a doação do terreno onde poderá ser construído o campus de Apodi. Essa é uma pauta que representa muito para o município e irá impactar a vida de muitos jovens e suas famílias”, declara.
Os representantes da Câmara Municipal de Apodi e da OAB de Apodi também manifestaram o apoio à instalação do campus da Uern em Apodi. O representante do Governo do Estado, o subsecretário de Educação, Flaubert Torquato, enfatizou que a implantação do Campus vai levar desenvolvimento para região. “O Governo do Estado está à disposição para contribuir com o que for possível”, declara.
A nova Frente de Trabalho para articular a implementação das atividades presenciais do Campus Avançado de Apodi é composta da seguinte forma:
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern
– Prof. Dr. Jandeson Dantas da Silva (Subchefe de Gabinete da Uern) – Presidente
– Profa. Dra. Fernanda Abreu de Oliveira (Pró-reitora da Proeg)
Prefeitura Municipal de Apodi
– Francisco Jeone Morais, Secretário de Educação do Município de Apodi (titular)
– Profa. Flávia Cristina da Silveira, Secretaria Adjunta de Educação do Município de Apodi (suplente)
Câmara Municipal de Apodi
– Vereador Antônio Laete Oliveira de Souza (titular)
– Vereador Marcos Railton Diogenes de Almeida Dias (suplente)
Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer – Seec
– Flaubert Fernandes Torquato Lopes, Subsecretário de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (titular)
– Lusia Gomes Pinto, Diretora da 13ª Regional de Educação – Apodi (suplente)
OAB Seccional Apodi/RN
– Ivanildo de Oliveira Paiva
Diretório Central dos Estudantes – DCE
– Discente José Kelvin Leite Cândido