Uern e Universidade de Los Andes oferecem curso Trilogia da (pos)colonialidade

Programas de Pós-graduação de universidades de dois países, Brasil e Venezuela, estão oferecendo um curso de curta duração binacional, que possibilita aos estudantes a obtenção de dupla titulação. O curso trata da “Trilogia da (pós)colonialidade”, com análise das obras dos escritores Oswald de Andrade, Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus, sendo iniciativa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e da Universidade dos Los Andes (ULA), instituição pública com sede na cidade de Mérida.

Da Uern, estão envolvidos, os Programas de Pós-Graduação em Letras (PPGL), de Mestrado em Ciências da Linguagem (PPCL) e a Diretoria de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (Diri). Da Ula, temos a participação do Doutorado en Letras del Instituto de Investigaciones Literarias Gonzalo Picón Febres.

As inscrições estão abertas até 22 de junho e o curso já começa nesta sexta-feira, 16. Para se habilitar, os interessados devem procurar os programas responsáveis pelo curso. Serão oito encontros com total de 45 horas/aula, ofertados de forma remota.

A ideia é fortalecer a cooperação entre as instituições e aprimorar a formação dos estudantes especiais, doutorandos ou mestrandos, com uma visão ampla e comparativa da cultura e da linguagem dos dois países. “A Uern está preparada para este tipo de parceria e os alunos estarão juntos com outros de uma universidade estrangeira. Isso, por si só, criará uma atmosfera de aprendizagem que vai simular uma situação diferente da aprendizagem local”, afirma o professor Sebastião Marques Cardoso, do PPGL e do PPCL da Uern.

Cardoso destaca ainda a internacionalização da pesquisa na Uern, a colaboração de pesquisa conjunta com outros países, a aprendizagem multicultural e a visibilidade que os participantes terão. Além disso, há novas oportunidades de publicações conjuntas, revistas, bancas, teses.

Os candidatos devem ter graduação em Letras ou áreas afins e entender português e espanhol, com fluência em pelo menos uma das línguas, já que algumas disciplinas são ministradas em ambas. Ao final, os estudantes recebem um certificado das duas universidades, o que pode potencializar a carreira acadêmica e profissional.