Nesta quarta-feira (18), a UERN e o Senac/Hotel Escola Barreira Roxa lançam o primeiro curso de especialização em Gastronomia do Estado.
O curso, idealizado pelo professor Breno Tinoco, do curso de Turismo do Campus Avançado de Natal, vem atender à demanda cada vez maior por profissionais qualificados para hotéis e restaurantes, tendo em vista a crescente importância do setor turístico na economia do RN e o aumento significativo de novos empreendimentos na área.
Na parceria, a Universidade do Estado entra com a certificação e alguns professores, e o Senac/Hotel Escola Barreira Roxa, com a infra-estrutura e mais alguns membros do corpo docente do curso, sendo alguns provenientes do Senac/SP.
O curso oferecerá disciplinas atualizadas e de acordo com as exigências da formação do especialista em gastronomia, visando capacitar os pós-graduandos para atuarem na implantação de projetos de restaurantes e similares, planejar e coordenar cozinhas industriais e implantar cardápios regionais e internacionais. O curso ainda fornecerá conhecimentos para a aplicabilidade do marketing voltado para o setor gastronômico.
A primeira turma deverá formar 32 especialistas. As inscrições estarão abertas de 19/06 a 11/07, e o período de seleção dos inscritos será de 21 a 31/07, em duas fases. Na etapa de avaliação dos currículos, pontuará, entre outros critérios para classificação, a experiência profissional em área específica e afins do curso. A segunda fase será composta de uma entrevista e uma dissertação sobre um tema a ser escolhido. Essas etapas não são eliminatórias e sim classificatórias. Poderão se inscrever graduados em Turismo, Administração e áreas afins.
As aulas deverão ser iniciadas em 11/08, sendo ministradas durante duas semanas por mês, durante um ano e meio, no período da manhã e com laboratórios aos sábados.
Entre as disciplinas do curso estão Hospitalidade, Gastronomia e Cultura; Gestão de Pessoas Aplicada à Gastronomia; Marketing Aplicado a Restaurantes; Qualidade e Higiene na Manipulação de Alimentos; Planejamento de Cardápios, e Gestão de Custos em Restaurantes, além de seminários e visitas técnicas.
Para o idealizador do curso, professor Breno Tinoco, que também é empresário do setor hoteleiro, essa especialização se justifica pela necessidade de profissionais no mercado. “O RN é importador de mão-de-obra capacitada nessa área. Agora, queremos exportar”, conclui.
Ilana Albuquerque – Agecom