A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está representada no Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop), que acontece até hoje, 14, no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Participa do evento a titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) da Uern, a professora Ellany Gurgel, que assumiu, no evento, a coordenação do segmento das instituições estaduais do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).
Na oportunidade, a docente da Uern proferiu palestra sobre “Assimetria Científica e Tecnológica no Brasil: Desafios de Financiamento e Desenvolvimento Regional”, discutindo como a disparidade no acesso a recursos e investimentos científicos no Brasil impacta diretamente o desenvolvimento de regiões como o Nordeste, onde a carência de financiamento compromete o crescimento de projetos e inovações locais.
“Enquanto Uern, representei as instituições de ensino superior estaduais e as instituições de ensino superior nordestinas nessa temática tão fundamental, reafirmando o compromisso de nossa Universidade em lutar pela redução dessas assimetrias. Nosso objetivo não é apenas expandir o conhecimento, mas também contribuir efetivamente para o desenvolvimento social e econômico da região”, destacou Ellany Gurgel.
Missão
Como coordenadora do segmento das instituições estaduais do Foprop, a principal função da docente da Uern será representar as universidades estaduais nas discussões e decisões estratégicas do Fórum.
Isso inclui defender seus interesses no âmbito da pesquisa e pós-graduação, buscando recursos, políticas de incentivo e melhores condições para o desenvolvimento científico.
Além disso, articular e promover o diálogo entre essas universidades estaduais, participar ativamente das reuniões do Foprop e contribuir para a construção de estratégias nacionais que ampliem a representatividade das estaduais no cenário nacional.