UERN e PMM estudam parcerias nas áreas de Esporte, Saúde e Lazer

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e a Prefeitura Municipal de Mossoró deram início nesta segunda-feira (11) os primeiros contatos visando a celebração de convênios, que permita a Universidade expandir a sua atuação na área da Extensão Universitária na cidade. No final da manhã, o Reitor Pedro Fernandes recebeu a visita do prefeito-interino, Francisco José Silveira Júnior, com quem tratou sobre o assunto. A parceria atingiria inicialmente, os setores do Esporte, ampliação em Saúde e Lazer.

No encontro ocorrido no Gabinete da Reitoria da UERN, o prefeito-interino, Silveira Júnior, destacou a importância da Universidade para o Estado do Rio Grande do Norte, mas especificamente para a cidade de Mossoró. Além do Reitor Pedro Fernandes e do Vice-Reitor Aldo Gondim, participaram do encontro a Chefe de Gabinete, Fátima Raquel Rosado Morais e o Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças(PROPLAN), Wolgelsanger Oliveira Pereira.

Na ocasião, o prefeito-interino disse ter conhecimento da existência de projetos da UERN que podem ser aplicados, em benefício da população, em atendimento a diversos setores da comunidade mossoroense. E que estas ações poderão ser expandidas com a celebração de futuros convênios com a instituição universitária. Mesmo antes de firmar convênio, a parceria UERNPMM começa a gerar os primeiros frutos. É no setor de transportes. Na reunião, o Reitor informou que havia tratado mais cedo de um assunto que atenderia a uma antiga reivindicação da UERN, que era o de encontrar uma solução definitiva para o transporte de alunos aos Campus Central.

Do prefeito-interino, o Reitor recebeu a informação de que nesse contato que havia mantido com os empresários do setor de transportes coletivos teve a confirmação da ampliação de ônibus para cobrir aquele setor, a curto prazo. Com esta afirmativa, a Prefeitura antecipa o atendimento a uma antiga reivindicação da Universidade, também muito cobrado, pelo Diretório Central dos Estudantes da instituição.

Parceria -Segundo Silveira Júnior, a participação da Universidade nesta parceria com as prefeituras do interior do Estado, para levar à população os serviços que a instituição conta, é muito importante. E que por tomar conhecimento da existência de projetos da UERN nas áreas de Saúde, Esporte e Lazer, estas parcerias com a UERN serão bem recebidas pela comunidade mossoroense.

A expansão da pasta da Extensão da UERN nos bairros tem sido uma das bandeiras mais lembradas pelo Reitor Pedro Fernandes, nas apenas em Mossoró, mas em todos os municípios de sua abrangência no Rio Grande do Norte, por onde tem passado. O Reitor lembra também da geração de emprego e renda da UERN para o municípios.

Na visita do prefeito-interino, Francisco José da Silveira Júnior, o Reitor da UERN, Pedro Fernandes, lembrou da importância da Universidade para o desenvolvimento da cidade. Segundo ele, somente em Mossoró a instituição conta com 1.500 servidores (professores e técnicos) e 6 mil alunos e isto equivale a uma rotatividade de cerca de R$ 8 milhões de reais mensais na cidade.

Pedro Fernandes falou dos convênios federais mantidos que garante a manutenção de bolsas de estudos. E garante que a presença desses alunos trazem novo movimento ao comércio da cidade. E que diante deste avanço na procura pela instituição, solicitou ao Banco do Brasil até uma agência para o movimento que seus servidores e alunos proporcionam em nível de investimentos no comércio e industria local.

Hoje, em relação a área da saúde, Pedro Fernandes lembrou que já existe uma atuação marcante da Faculdade de Medicina junto a comunidade adjacente, mediante a aplicação de exames as crianças, adolescentes e adultos, através de ambulatório médico. E mais recentemente, a inauguração do laboratório de cetáceos para cobrir toda a orla marítima da região, já conhecido nacionalmente, por causa do caso dos golfinhos na Praia de Areia Branca.

Quanto a atuação nas área de esporte e lazer, a Prefeitura de Mossoró a UERN já conta com pessoal disponibilizados para a atuação em projetos que dizem respeito a comunidade e que podem, junto com outros mantidos pela prefeitura, levar mais serviços a comunidade como um todo.