A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Fundação José Augusto (FJA) iniciaram entendimento visando diversas parcerias, com prioridade para a restauração do prédio do antigo Clube Aceu. O presidente da FJA, Rodrigo Bico, visitou a reitoria e se comprometeu a monitorar editais dos Ministérios da Cultura e Turismo e ajudar a Universidade a buscar outras fontes de captação de recursos. Uma das alternativas é o programa RN Sustentável que é financiado pelo Banco Mundial.
A UERN já tem projeto arquitetônico e orçamento e aguarda apenas a finalização do processo de legalização do imóvel para se habilitar aos financiamentos que permitirão a reativação do espaço cultural. Para Bico, as condições facilitam a inclusão do ACEU no RN Sustentável. Ele propôs uma reunião com a coordenadora do projeto Ana Guedes. O reitor Pedro Fernandes confirmou a disposição da Universidade em encontrar parceiros para a reforma do ACEU e relatou todos os esforços que estão sendo feito para a recuperação do prédio e, consequentemente, a utilização do espaço com atividades culturais.
.A a reunião entre a UERN, FJA e RN Sustentável deve ser agendada na próxima semana. A reforma do ACEU está orçada em R$ 1 milhão. Com esses recursos serão restaurados o prédio principal e a quadra onde eram realizados ensaios do Auto da Liberdade, Mossoró Cidade Junina e outros eventos e criados novos ambientes culturais. Logo depois do encontro na Reitoria, o presidente da FJA também visitou o prédio do ACEU.
FESTUERN – A UERN também quer planejar com a FJA apoio para o FESTUERN, que, depois de 12 anos perdeu seu principal patrocinador que era a Petrobras. “Eu sou cria do Festuern”, disse Rodrigo Bico, para quem também há possibilidades de cooperação entre a Fundação e a Universidade.
Bico disse entender a legitimidade do Festival de Teatro da UERN e destacou que em nenhum momento a FJA iria produzir evento semelhante por considerar a territorialização e a importância do FESTUERN. A proposta de inclusão do Festuern no planejamento da Fundação foi feita pelo pró-reitor de Extensão, Etevaldo Almeida.