...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern e FJA discutem parceria para reforma do ACEU

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Fundação José Augusto (FJA) iniciaram entendimento visando diversas parcerias, com prioridade para a restauração do prédio do antigo Clube Aceu. O presidente da FJA, Rodrigo Bico, visitou a reitoria e se comprometeu a monitorar editais dos Ministérios da Cultura e Turismo e ajudar a Universidade a buscar outras fontes de captação de recursos. Uma das alternativas é o programa RN Sustentável que é financiado pelo Banco Mundial.

A UERN já tem projeto arquitetônico e orçamento e aguarda apenas a finalização do processo de legalização do imóvel para se habilitar aos financiamentos que permitirão a reativação do espaço cultural. Para Bico, as condições facilitam a inclusão do ACEU no RN Sustentável. Ele propôs uma reunião com a coordenadora do projeto Ana Guedes. O reitor Pedro Fernandes confirmou a disposição da Universidade em encontrar parceiros para a reforma do ACEU e relatou todos os esforços que estão sendo feito para a recuperação do prédio e, consequentemente, a utilização do espaço com atividades culturais.

.A a reunião entre a UERN, FJA e RN Sustentável deve ser agendada na próxima semana. A reforma do ACEU está orçada em R$ 1 milhão. Com esses recursos serão restaurados o prédio principal e a quadra onde eram realizados ensaios do Auto da Liberdade, Mossoró Cidade Junina e outros eventos e criados novos ambientes culturais. Logo depois do encontro na Reitoria, o presidente da FJA também visitou o prédio do ACEU.

FESTUERN – A UERN também quer planejar com a FJA apoio para o FESTUERN, que, depois de 12 anos perdeu seu principal patrocinador que era a Petrobras. “Eu sou cria do Festuern”, disse Rodrigo Bico, para quem também há possibilidades de cooperação entre a Fundação e a Universidade.

Bico disse entender a legitimidade do Festival de Teatro da UERN e destacou que em nenhum momento a FJA iria produzir evento semelhante por considerar a territorialização e a importância do FESTUERN. A proposta de inclusão do Festuern no planejamento da Fundação foi feita pelo pró-reitor de Extensão, Etevaldo Almeida.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support