UERN e FAPERN encaminham nova proposta para captação de recursos

Na última quinta-feira, 1º de agosto de 2013, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) enviou sua proposta institucional para captação de recursos, intitulada “Infraestrutura de Pesquisa Multiusuária para Ampliação e Consolidação da Pós-Graduação da UERN” (IPMAPGUERN), que tem o Prof. Wogelsanger Oliveira Pereira, como seu Coordenador Geral, em atendimento à Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-INFRA – Infraestrutura em Campi Estaduais e Municipais – 02/2013.

A Chamada destina-se à seleção pública de propostas para apoio a projetos institucionais de implantação de infraestrutura de pesquisa em universidades estaduais e municipais com recursos do MCTI/FINEP/CT-INFRA, em parceria com Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

Neste sentido, após uma série de reuniões, para apreciação das demandas institucionais da UERN, o Comitê de Projetos de Pesquisa de Âmbito Institucional na UERN deliberou pelo envio da proposta, contemplando 02 (dois) subprojetos: 1º) “Infraestrutura Pró-Centro de Pesquisas em Ciências Exatas e Naturais” (INFRAPPCEN), coordenado pelo Prof. José Alzamir Pereira da Costa, visando beneficiar grupos e pesquisadores envolvidos com os Programas de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), em Física (PPGF) e em Ciências da Computação (PPGCC); 2º) “Centro Integrado em Pesquisa Social, Educação e Saúde” (CISPESS), coordenado pelo Prof. Marcos de Camargo Von Zuben, buscando aprimorar as pesquisas desenvolvidas nas áreas de atuação dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH), em Educação (POSEDUC) e em Saúde e Sociedade (PPGSS).

O Comitê de Projetos de Pesquisa de Âmbito Institucional na UERN, que avaliou e selecionou as demandas, foi constituído, através da Portaria n.º 4841/2011-GR/UERN, para implementação e desenvolvimento dos projetos institucionais oriundos de editais de agências de fomento, com objetivo de adotar todas as providências necessárias à sua execução. O Comitê é composto pelos Coordenadores de todos os Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UERN, pelos professores doutores e titulares da UERN, que integram os citados Programas, além de um Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG).

O subprojeto “Infraestrutura Pró-Centro de Pesquisas em Ciências Exatas e Naturais” (INFRAPPCEN) inclui obras e instalações com, aproximadamente, 1830m², na importância de R$ 2.381.688,78. O subprojeto “Centro Integrado em Pesquisa Social, Educação e Saúde” (CISPESS) inclui obras e instalações com cerca de 920m², totalizando R$ 1.303.625,18.

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) participa da proposta como Cofinanciadora, assegurando a mesma proporção de recursos que a FINEP financiar, em caso de aprovação da proposta. Além deste aporte, a UERN deverá prestar a contrapartida obrigatória da LDO, de modo que o valor global do projeto pode chegar a R$ 3.969.633,62.

Em face da demanda por infraestrutura de espaços físicos para abrigar os pesquisadores e os diversos equipamentos da nossa IES, a expectativa é grande pela aprovação desta proposta. O resultado preliminar está previsto para 04 e novembro e o definitivo para 20 de dezembro de 2013.