Uern e empresa Potiguar E&P firmam parceria para desenvolver projetos conjuntos de pesquisa

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a empresa Potiguar E&P firmaram um termo de convênio para desenvolver projetos conjuntos de pesquisa. O documento prevê que a Instituição e a empresa trabalhem juntas em estudos, intercâmbio de conhecimentos e tecnologias, treinamento e capacitação de recursos humanos, além de outras atividades relacionadas à inovação.

O termo foi estabelecido conforme o Edital do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI), uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para que os programas de pós-graduação possam fomentar projetos de interação com empresas através de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de cursos.

O documento estabelece também as obrigações e responsabilidades da Universidade e da empresa, assim como as condições para o desenvolvimento de novas tecnologias. As ações estabelecidas pela parceria serão acompanhadas pelo professor Dr. Vinicius Caldeira, que é responsável pela coordenação e supervisão das atividades previstas no termo de cooperação do MAI/DAI.

A parceria entre a Uern e a empresa Potiguar E&P foi consolidada no lançamento da Agência UERN Inova, no último dia 15. A diretora da Agência UERN Inova, a professora Ma. Cíntia Freitas, afirma que essa cooperação é uma oportunidade para que a Uern possa contribuir ainda mais para o desenvolvimento tecnológico e econômico do Rio Grande do Norte.

“Estamos muito satisfeitos em firmar essa parceria com a Potiguar, que é uma referência nacional na sua área de atuação. Esperamos que essa colaboração traga resultados positivos tanto para a universidade quanto para a empresa e para a sociedade como um todo”, afirmou Cintia Freitas.

O representante da empresa Potiguar, o Gerente Administrativo e Financeiro, Welligton Chaves, enfatizou que a parceria com a Universidade é uma forma de fortalecer a inovação e a competitividade da empresa. “Acreditamos que essa colaboração com a Uern nos permitirá desenvolver novas tecnologias e soluções que atendam às necessidades do mercado e da sociedade. Estamos muito confiantes e felizes com essa parceria”.

Para Cintia Freitas, a expectativa é que essa cooperação resulte em projetos inovadores e na formação de profissionais altamente qualificados, colaborando para o desenvolvimento econômico e social do Estado. “A parceria entre universidades públicas e empresas privadas tem se tornado cada vez mais comum no ambiente acadêmico, uma vez que essa colaboração pode trazer benefícios mútuos, como o fortalecimento do conhecimento prático dos alunos, e desenvolvimento de inovações, patentes e tecnologias para as empresas privadas”, declara a diretora da Agência Uern.