Uern e CDL apresentam projeções de cenários para próximas edições do Mossoró Cidade Junina

Em encontro realizado nesta segunda-feira, 11, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Mossoró apresentaram o Estudo de Viabilidade Econômica do Mossoró Cidade Junina e projeções de cenários para as próximas edições do evento à equipe de gestão da Prefeitura Municipal de Mossoró, representantes do comércio e convidados. A reunião ocorreu no auditório da CDL.

Na oportunidade, foi apresentada a análise dos dados a partir do estudo realizado pela Universidade com o apoio da CDL/Mossoró, durante o Mossoró Cidade Junina 2023 e uma projeção para os anos seguintes. Conforme o estudo, o MCJ 2024 tem a possibilidade de atrair um público de 1,4 milhão, considerando a projeção de crescimento de 15% em relação ao ano anterior. As estimativas do estudo também prospectam um público de 247 mil pessoas no Pingo Da Mei Dia, evento de abertura do MCJ, e 172 mil pessoas no Boca da Noite, evento de encerramento, para as edições do próximo ano.

De acordo com o professor Leovigildo Cavalcante, coordenador do estudo, o MCJ é um evento consolidado com grande capacidade de crescer e ampliar seu impacto socioeconômico em Mossoró. Neste sentido, a proposta do encontro é justamente demonstrar a evolução do evento e sua efetiva viabilidade econômica e social para o município, bem como propor um melhor planejamento de ações que consistam em um crescimento sustentável do evento.

Entre as sugestões apresentadas, está a possibilidade de ampliar as festividades em uma semana, abarcando os festejos de São Pedro. Também foi proposta a realização de um pré-pingo, com liberação dos permissionários, em especial dos camarotes maiores, para promoverem eventos na sexta-feira à noite como uma espécie de aquecimento para o evento, e ainda que o espaço de realização do Pingo seja ampliado pela Avenida Rio Branco até próximo ao cruzamento com a Avenida Coelho Neto.

Um ponto destacado pelo professor é a importância de dar uma atenção maior às quadrilhas. No ano de 2023, as quadrilhas tradicionais geraram um valor médio de R$ 45,2 mil em circulação de renda no município. Já nas quadrilhas estilizadas, esse valor ficou em R$ 118,4 mil. “Além de serem uma manifestação cultural da região, as quadrilhas movimentam a econômica local com a compra de tecidos, adereços”, observa Cavalcante, reforçando a necessidade de um olhar mais atento para os grupos juninos.

A equipe sugeriu ainda a antecipação dos editais de ocupação do solo, maior investimento com  publicidade do evento, elaboração de projetos a fim de buscar parcerias público-privadas e criar polos nas zonas rurais, aumentando a área de abrangência das festividades do São João.

A reitora Cicília Maia externou a alegria de estar presente nessa discussão. “O Mossoró Cidade Junina é patrimônio do povo potiguar. E é muito gratificante, enquanto Universidade, podermos colaborar com esse estudo que mostra todo o potencial do evento para o desenvolvimento social e econômico do município”, declara.

O prefeito Allyson Bezerra destacou que o estudo é um embasamento formal para buscar investimentos para o evento. “Temos buscado aliar a gestão política e técnica para a tomada de decisões. E esse momento é muito importante para discutirmos a realização das próximas edições do Cidade Junina, com base em um estudo desenvolvido pela Universidade. Tenho certeza que juntos vamos conseguir fazer um MCJ cada vez maior e melhor”, afirma.

Para o presidente da CDL Mossoró, Stênio Max, a parceria com a Uern tem sido fundamental para embasar as decisões voltadas para otimizar o evento. “A Uern vem mapeando o MCJ desde 2017. E esse estudo vem pesquisando o antes, durante e depois, além de fazer projeções de cenários para os próximos anos. Isso é de grande importância e certamente contribuirá para o crescimento do evento”.

De acordo com o estudo desenvolvido pela Uern, foram investidos R$ 12 milhões para a realização do Mossoró Cidade Junina 2023. O evento contou com 1,3 milhão de visitantes em toda a sua programação, e gerou um retorno à economia de R$ 292 milhões, além de criar mais de sete mil postos de trabalhos diretos e indiretos.

As festividades também refletiu em retorno econômico para os setores Hoteleiro, de Bares, Restaurante e Similares. No setor hoteleiro, para um investimento de R$ 867 mil, o retorno foi de R$ 4,05 milhões. Já o setor de Bares, Restaurante e Similares teve um faturamento de R$ 4,54 milhões, com um investimento de R$ 3,05 milhões.

O MCJ 2023 gerou retorno uma movimentação econômica por turistas e residentes durante o período de festividades. O volume de gastos efetuados foi de R$ 291,8 milhões.