UERN e Câmara assinam convênio para acesso a arquivos

Hoje foi assinado um convênio entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Câmara Municipal de Mossoró que permitirá aos alunos da Instituição de Ensino Superior a terem acessos aos arquivos do legislativo para a realização de pesquisa.

Assinaram o convênio o presidente interino da Câmara Municipal, Alex Moacir (PMDB), o Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, o chefe do Departamento de História, Lemuel Rodrigues, e o vereador Lairinho Rosado (PSB).

O Reitor elogiou a disponibilidade da Câmara em permitir a assinatura do convênio. “Estamos resgatando o interesse da Universidade e dos demais órgãos públicos. É um convênio que tem foco no aprendizado. É uma satisfação muito grande com essa possibilidade de os nossos alunos fazerem as suas atividades aqui. Gostaria de parabenizar a Câmara Municipal”, destacou.

Pedro Fernandes avisou que a UERN tem interesse em celebrar outros convênios. “Esperamos que a Câmara continue com esse pensamento e a Universidade tem todo o interesse e vai trabalhar para ter essas parcerias”, frisou.

O vereador Lairinho Rosado (PSB) afirmou que o programa será muito importante para o aprendizado dos alunos da UERN. “Na Câmara tem muita coisa para quem gosta de história, política e direito. Os alunos vão encontrar muito material lá”, disse.

Já o presidente da Câmara, Alex Moacir, lembrou de outros convênios já celebrados com a UERN. “Fico muito feliz porque nessa oportunidade que tive, a gente conseguiu fazer alguns convênios importantes como o Câmara Cidadã que tem a OAB e a UERN como parceiras”, relatou.

Sobre a parceria assinada hoje, Alex Moacir, que deixa o cargo na próxima semana, fez um apelo para que o seu sucessor mantenha as parcerias com a UERN. “Esse convênio com a UERN é muito interessante. Tenho certeza que quem vier depois não deixe que as coisas parem no tempo. Fico muito feliz em participar deste momento”, avaliou.

O chefe do Departamento de História, Lemuel Rodrigues, disse que o convênio será muito importante não só para os alunos da UERN, mas para o resgate da história de Mossoró. “É um avanço para a Universidade tanto no campo de estágio para todos os cursos que terão direito ao acesso aos arquivos da Câmara Municipal como também para o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar com as fontes primárias. Esse convênio vai melhorar muito a pesquisa na área de História e nas demais Ciências Sociais”, acrescentou.