A Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, Profa. Dra. Cicília Raquel Maia Leite, e a Engenheira de Segurança do Trabalho, Sara Barroso, estiveram reunidas hoje (11), com a Presidente da Comissão Permanente de Avaliação Pericial (COMPAPE/SEARH) – Helena Magalhães.
Em pauta, a busca de alternativas para dar maior celeridade aos processos de Insalubridade e Periculosidade submetidos pelos servidores da UERN à COMPAPE.
A Profa. Cicilia Maia reforçou como ponto importante a chegada da Engenheira de Segurança do Trabalho, Sara Barroso, aprovada no último Concurso Público realizado pela UERN. Foi discutida a possibilidade desta profissional elaborar um parecer técnico sobre os ambientes considerados insalubres/periculosos, com o intuito de juntar ao processo antes de ser submetido à COMPAPE, o que contribuiria para agilizar a conclusão dos processos.
A Dra. Helena reforçou que todo processo tem que passar pela COMPAPE. Também enfatizou a necessidade das declarações emitidas pelos chefes serem mais objetivas e específicas, com relação às atividades desempenhadas pelo servidor e fez algumas orientações quanto a instrução do processo. Helena falou ainda sobre a grande demanda da Comissão e que, por isso, muitas vezes os despachos dos processos demorem mais que o desejado. Ressaltou que iniciativa como essa é importante para dar uniformidade e celeridade aos mesmos.
“Estamos cada vez mais engajados em possibilitar e implementar todos os benefícios que os servidores têm direito, garantindo assim uma melhor qualidade de vida/laboral e bem estar”, afirmou a Profa. Cicilia Maia.
Para a engenheira Sara Barroso, a reunião foi muito produtiva, pois trouxe uma alternativa viável para solucionar a demora dos processos de insalubridade e periculosidade e pela oportunidade de oferecer sua contribuição para que isto aconteça.
A Comissão Permanente de Avaliação Pericial – COMPAPE, órgão de deliberação coletiva da Secretaria de Estado de Administração e de Recursos Humanos, instituída pelo Decreto nº. 11.750 de 22/07/1993, alterada pelo Decreto nº. 13.989 de 03/06/1998.