Uern divulga programação dedicada ao mês da mulher

Durante o mês de março, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) irá promover uma programação intensa alusiva ao mês da Mulher, uma iniciativa feita em conjunto com todas as Pró-Reitorias. As atividades vão ocorrer do dia 1ª até o dia 22 de março.

A programação especial tem início com a Exposição das aposentadas da Associação dos Docentes da Uern (Aduern). A abertura será no dia 1º de março, às 10h, e permanecerá até o final do mês, na Pinacoteca da Reitoria da Universidade.

O mês em homenagem às mulheres ainda contará com um Recital, no dia 2 de março, às 19h, no Teatro Lauro Monte Filho; uma programação especial no dia 8 de março, promovida pelo Núcleo de Estudos da Mulher Simone de Beauvoir (Nem), vinculado à Faculdade de Serviço Social da Uern; no dia 9 de março será exibido o programa Saúde em Foco, pela UERN TV, com a participação do professor Rafael Soares, tendo como pauta o centro de cuidado e formação interprofissional em saúde da população LGBTI+.

No dia 15 de março ocorrerá a exibição do filme “Estrelas além do tempo”, às 13h30, no projeto Quarta Cinematográfica, da Faculdade de Educação (FE).

Também haverá um Circuito Poéticas, que será realizado entre os dias 14 e 17 de março em todos os campi da Universidade. Além de exaltar o talento feminino, o Circuito visa ainda celebrar o Dia do Poeta, comemorado no dia 14 de março.

No dia 16 de março, será realizado o curso sobre o “Papel das ouvidorias na gestão universitária”, que terá como facilitador o Prof. Dr. José Albenes Bezerra Júnior. No mesmo dia, terá uma mesa redonda sobre “A atuação multiprofissional na Rede de Atenção à Mulher vítima de Violência: conhecer para protege”. As iniciativas são promovidas através de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e a Ouvidoria.

Ainda no dia 16 de março haverá outra edição do programa Saúde em Foco, com a professora Isabelle Cantídio, da Faculdade de Ciências da Saúde.

De acordo com a titular da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida (Progep), Bianca Valente, o principal objetivo do mês especial é “mostrar em várias atividades a importância da mulher na nossa universidade e as conquistas realizadas nos últimos anos”, declara.

A programação conta ainda com uma ação especial em homenagem do dia Nacional das Tradições Africanas, no dia 21 de março. E no dia seguinte, 22 de março, haverá o “Encontro das Mulheres Uern”, que será realizado de forma remota e envolverá todas as pró-reitorias da Universidade, e também terá o lançamento do Edital da revista Extendere, da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

*Com informações Lydia Paulino – Estagiária de Jornalismo