Uern divulga edital de matrícula curricular para o semestre letivo 2024.2

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) publicou o Edital Nº 083/2024, que regulamenta o processo de matrícula curricular nos cursos de graduação para o semestre letivo 2024.2.

O procedimento destina-se a alunos ingressantes através do Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI) via SISU, que realizaram cadastro institucional e foram considerados aptos na perícia da Junta Multiprofissional ou no Procedimento de Heteroidentificação; alunos regulares veteranos; alunos ingressantes pelo Processo Seletivo de Vagas Não-Iniciais (PSVNI) para o semestre 2024.2; e alunos especiais conforme definido no art. 89 do Regulamento dos Cursos de Graduação da UERN.

A matrícula será realizada online através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA/UERN). Alunos ingressantes terão suas matrículas realizadas pela Unidade Universitária em todos os componentes curriculares do primeiro semestre do curso. Alunos especiais terão a matrícula efetuada pela Unidade Universitária conforme especificado no edital.

O processo de matrícula será dividido em várias fases ao longo do semestre. A primeira fase, de 29 de julho a 02 de agosto, é dedicada à matrícula dos alunos ingressantes do PSVI SISU/UERN para o segundo semestre. Esses alunos terão suas matrículas realizadas automaticamente pelas Unidades Universitárias.

A segunda fase, de 05 a 11 de agosto, será a Solicitação de Matrícula para Alunos Veteranos. Durante este período, alunos veteranos poderão incluir ou excluir componentes curriculares através do SIGAA/UERN. O processamento dessas matrículas ocorrerá no dia 12 de agosto.

A terceira fase, de 13 a 18 de agosto, será destinada à Rematrícula, quando os alunos poderão ajustar suas matrículas, incluindo ou excluindo componentes curriculares conforme a disponibilidade de vagas. O processamento das rematrículas será realizado no dia 19 de agosto.

A quarta fase, de 20 a 25 de agosto, será a Matrícula Extraordinária, que permitirá aos alunos incluir componentes adicionais ainda disponíveis. É importante considerar que as faltas nas aulas ocorridas antes da matrícula extraordinária serão registradas, e não haverá reposição do conteúdo já ministrado.

De 05 de agosto a 25 de setembro, ocorrerá a fase de Trancamento Voluntário, exclusiva para alunos veteranos que desejam suspender suas atividades acadêmicas por um semestre letivo, garantindo a manutenção do vínculo ao curso de graduação.

Nos dias 20 e 21 de agosto, será realizada a Matrícula de Alunos Especiais. Essa matrícula será feita pelas Unidades Universitárias para componentes curriculares com vagas disponíveis, conforme o requerimento dos interessados.

Os candidatos são responsáveis por acompanhar a publicação de todos os atos e comunicados referentes ao processo de matrícula, que serão divulgados no Portal da UERN.

Confira o edital neste link.