Visando à segurança e saúde da comunidade acadêmica, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) fará testagem em estudantes e servidores que apresentem sintomas de Covid-19.
A iniciativa está inserida na programação do Uern Reconecta, iniciativa que congrega várias atividades e ações que visam garantir o retorno seguro das atividades presenciais.
Os testes Swab RT-PCR para detecção de Covid-19 foram solicitados pela reitora Cicília Maia à Secretaria de Saúde Pública (Sesap).
Diante do retorno das atividades presenciais a partir da segunda-feira, 14 de março, e consequente aumento da circulação de pessoas no Campus Central e Campi Avançados, a Universidade orienta os estudantes e servidores a manterem os cuidados e protocolos sanitários.
Ao apresentarem sintomas de Covid-19, estudantes e servidores devem evitar o contato com outras pessoas. O teste deve ser realizado entre o 3º e 7º dias da doença.
Para a testagem, o encaminhamento dos servidores será realizado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e a triagem dos estudantes ficará sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Esse encaminhamento ocorrerá a partir do preenchimento de formulários:
Locais de testagem:
- Mossoró – Faculdade de Ciências da Saúde (FACS);
- Assú- Centro Clínico COVID (Avenida Senador João Câmara);
- Caicó – UBS Irmã Acrescência (Rua Francisco Fidelizara, Bairro Paulo VI, em frente à capela de São Francisco);
- Natal – Unidade de Saúde da Família Potengi (Av. Itapetinga – Potengi);
- Patu – Teste será feito no Anexo do Hospital Municipal (Rua Dr. Henderson Josino B. De Moura);
- Pau dos Ferros – Centro Municipal para Enfrentamento à COVID-19 – CEMEC. (Prédio está funcionando na estrutura da antiga Unidade Básica de Saúde Doutor José Edmilson de Holanda, localizado por trás da Rodoviária, no bairro Princesinha).