UERN DISPONIBILIZA A FERRAMENTA PARA PESQUISADORES E GRUPOS DE PESQUISA

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), está contribuindo com o acesso às informações dos grupos de pesquisa da universidade a partir do ScriptLattes. Esse instrumento caracteriza-se como uma ferramenta para extração e visualização de conhecimento científico produzido por pesquisadores a partir dos Currículos Lattes.
O scriptlattes foi desenvolvido no CCSL-IME/USP por Jesús P. Mena Chalco e Roberto M. Cesar-Jr. Através dele, é possível extrair e compilar as informações relacionadas as produções bibliográficas, técnicas e artísticas, orientações científicas, participação em bancas examinadoras e comissões julgadoras, eventos e mapa de pesquisa de um conjunto de pesquisadores cadastrados na plataforma Lattes. Além disso, essa ferramenta fornece um grafo de colaborações no qual estão listadas as articulações da produção de pesquisa no interior dos Grupos, facilitando a visualização do trabalho em parceria proveniente destas interações acadêmicas e científicas.
De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, esta ferramenta é nova e tem sido utilizada primordialmente na região sudeste para dar visibilidade a produção científica dos grupos de pesquisa das diferentes instituições. Ele acrescenta ainda que a UERN é pioneira na construção do ScriptLattes dos Grupos de Pesquisa ecertificados pela instituição como forma de demonstrar o compromisso institucional com o desenvolvimento e a visibilidade da produção científica na nossa Instituição.
Para o conhecimento, o acesso e o uso desse instrumento, basta acessar o site da UERN, menu: PESQUISA, submenu: UTEIS – Grupos de Pesquisa. Escolher o Grupo de Pesquisa e clicar no item Scriptlattes, na frente do Grupo.

Mais informações podem ser obtidas junto a Diretoria de Pesquisa, telefone 3315-2180.