A Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Assessoria de Avaliação Institucional (AAI), da UERN, promoveram nesta quinta-feira (3/5) reunião de trabalho com os Fóruns de Diretores e chefes de Departamentos. Na pauta, discussão sobre o Programa de Avaliação Institucional (PROAVI) da Universidade.
A avaliação interna compreende a avaliação do ensino, do corpo docente, do corpo discente, dos técnicos-administrativos, da organização institucional e infra-estrutura, e os egressos.
Na reunião desta quinta, o foco foi a avaliação docente, que será feita através de auto-avaliação docente, auto-avaliação discente, avaliação do docente pelo discente, avaliação do discente pelo docente e avaliação das condições de oferta da disciplina pelos docentes e pelos discentes.
A avaliação da docência visa conhecer o perfil e o desempenho docente em sala de aula, abordar a disciplina no contexto do curso, as condições de infra-estrutura e os recursos didáticos à disposição das atividades acadêmicas, e levantar dados sobre o processo de ensino-aprendizagem que subsidiem a avaliação institucional e o planejamento.
A metodologia a ser usada será a aplicação de questionários do docente e do discente. A operacionalização será feita pela AAI.
No encontro, professores e chefes de departamentos presentes discutiram e analisaram os questionários elaborados pela CPA e pela AAI.
A avaliação tem o seguinte cronograma de execução: abril-agosto (sensibilização), maio (discussão e análise da metodologia e instrumentos), maio (apresentação da proposta ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), junho (realização de teste-piloto dos instrumentos), julho (aplicação dos questionários), agosto-setembro (sistematização e análise dos dados) e outubro-novembro (divulgação dos relatórios).