...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern define homenageados da Assembleia Universitária dos 55 anos

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Consuni/Uern) aprovou nesta terça-feira, 11, a concessão dos títulos honoríficos, os quais serão concedidos durante a Assembleia Universitária em comemoração aos 55 anos da Uern, em setembro. Na ocasião, foram escolhidos os títulos de Doutor Honoris Causa, Professor Honoris Causa, Professor Emérito e do Diploma de Mérito Administrativo.

O titulo de Doutor Honoris Causa será concedido à Helena Bonciani Nader. Pesquisadora na área de biomedicina, possui ampla atuação em instituições de incentivo à ciência. Ela faz parte da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O Diploma de Mérito Administrativo foi para a servidora Sara Cristina do Couto Silva, que atua na Faculdade de Educação (FE). É membro do Grupo de extensão Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular (LEFREIRE) e do do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagens – Linha em Educação Popular.

Para o título de Professor Emérito, a escolhida pelo Conselho foi a professora Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes. Ela é pesquisadora, conferencista e palestrante, com importantes trabalhos na área de educação inclusiva.

Já o título de Professor Honoris Causa foi para a atriz e professora Antônia Lúcia da Silva (Tony Silva). Com forte atuação no cenário artístico-cultural de Mossoró, Tony Silva tem papel fundamental na história da arte, do teatro e da luta antirracista e em favor dos povos de terreiros.

A reitoria Cicília Maia parabenizou aos servidores homenageados, bem como os demais indicados aos títulos honoríficos. “Todos que foram indicados merecem o nosso reconhecimento. São pessoas valorosas na construção da nossa Universidade”, declarou.

Durante a Assembleia Universitária, também será entregue a Medalha da Abolição de 2023. Como homenageados foram escolhidos, a professora Nevinha Gurgel, professor Felipe Caetano (in memorian) e Zilene Marques.

Confira abaixo os homenageados com os títulos honoríficos:

Doutor Honoris Causa: Helena Bonciani Nader
Professor Honoris Causa: Antônia Lúcia da Silva (Tony Silva)
Professor Emérito: Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes
Diploma de Mérito Administrativo: Sara Cristina do Couto Silva

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support