O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF), em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), reuniram técnicos e agricultores de várias comunidades rurais, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), hoje. Trata-se da Conferência Territorial Açu/Mossoró que colherá subsídios para o Plano Nacional.
Segundo o coordenador do Instituto Agropolo, Teófilo Fernandes, no encerramento do evento que será feito no fim da tarde, os participantes elaborarão um documento que será debatido na conferência estadual que ocorrerá entre outubro e novembro. Nesse evento, que será realizado em Natal, haverá uma seleção das melhores sugestões que serão encaminhadas para a 2a Conferência Nacional que definirá o Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário.
Na pauta desse encontro, que conta com a participação do consultor da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Agrário, Antonio Rodrigues, estão incluídos temas como “Desenvolvimento Socioeconômico e ambiental do Brasil e Fortalecimento da Agricultura Familiar e Agroecologia, Reforma Agrária e Democratização do Acesso a Terra e aos recursos Naturais.
Os grupos de trabalho também vão debater Gestão e Participação Social e, ainda, Abordagem Territorial como Estratégia de Desenvolvimento Rural e Promoção da Qualidade de Vida.
Na plenária final, além da aprovação das proposições, haverá eleição para a escolha dos delegados para a conferência estadual e criação de um grupo para a revisão dos planos territoriais de desenvolvimento rural sustentável.