Uern de Assú integrará projeto internacional de cidadania e inovação na educação geográfica “Nós Propomos”

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) de Assú firmou uma parceria para a implementação do Projeto Educacional Internacional “Nós Propomos!” na região geográfica imediata de Assú. A concretização da parceria foi mediada pela professora Francisca Elizonete de Souza Lima, do Departamento de Geografia.

A parceria foi firmada com o coordenador e idealizador do Projeto, o professor Sérgio Claudino Loureiro Nunes, da Universidade de Lisboa, durante as atividades do evento Projeto Educacional Internacional Nós Propomos!: desafios e perspectivas para a docência no Seridó potiguar.

Para sua implementação em escolas da região, o projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica terá o apoio da direção do Campus Avançado de Assú, através do departamento de Geografia e do curso de Especialização em Ensino de Geografia, a partir do trabalho de pesquisa que será realizado pelas discentes da Especialização, Andressa Carlota e Luana Alves, sob orientação da professora Francisca Elizonete.

Francisca Elizonete de Souza destacou a importância dessa parceria internacional para a Universidade. Ela frisou que esta ação também fará parte da sua tese de doutoramento, vinculado ao Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Geografia, ofertado no âmbito do projeto de cooperação entre instituições para qualificação de profissionais de nível superior (Pci) – Ufrn/Uern.

O Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica é realizado desde 2011, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), unidade acadêmica da Universidade de Lisboa, com objetivo de unir a educação em geografia ao desenvolvimento sustentável. Além do Brasil, o projeto português tem presença em países como Moçambique, Angola, Peru, Colômbia e Espanha.