UERN conquista prêmio Santander Universidade Solidária 2013

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi destaque na tarde desta terça-feira, 19, na cerimônia do Prêmio Santader Universidades 2013, em São Paulo. A UERN foi premiada com o projeto de extensão“O Uso da Tecnologia da Extração a Vapor para Produção de Sucos das frutas produzidas no Sertão do Apodi, de autoria do professor Vinicius Claudino de Sá, da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM).

O projeto que tem como objetivo evitar o desperdício e estimular o aproveitamento de frutas, contou com o apoio da Associação dos Micro e Pequenos Produtores do municípío. “ A gente percebeu que os produtores não aproveitam bem as frutas”, identificou o professor Vinicius, propondo a utilização de um pequeno utensílio semelhante a uma cuscuzeira para extração do suco a vapor.

“Fizemos a pesquisa vinculada à prática”, explica o professor, esclarecendo que com esse projeto de extensão que ficou entre os 8 premiados de um total de cerca de 350 concorrentes, a comunidade de Córrego vai poder viver uma outra realidade. São mais de 300 famílias que vivem da produção de castanha, principalmente.

O professor Vinicius destacou o potencial da comunidade e a criatividade na exploração dos recursos naturais do lugar. Para ele, a contribuição da população do Corrégo do Apodi foi fundamental para a conquista, em virtude da participação da comunidade no projeto.

O Reitor Pedro Fernandes acompanhou o professor Vinicius Claudino na solenidade de premiação. “ Confesso que fiquei emocionado ao ver a UERN no rol das melhores Instituições de Ensino Superior. Iniciativa de um professor e apoio institucional”, exaltou o reitor, lembrando que o projeto tem o viés de formação e desenvolvimento do RN.

O prêmio é dividido nas categorias: Prêmio Santander Empreendedorismo, Prêmio Santander Ciência e Inovação, Prêmio Santander Universidade Solidária e Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano.

A expectativa é que a UERN e o Banco Santander assinem o termo de cooperação para o desenvolvimento do projeto em diversos municípios do RN, no começo de 2014.