Uern celebra mais um convênio com universidade estrangeira

De estadual para internacional. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern está cada vez mais rompendo barreiras e chegando, através de seus professores, alunos, técnicos administrativos e convênios, a diversos países em três continentes.

A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – Daint, órgão vinculado à Reitoria, é responsável pelo planejamento, execução e avaliação da política institucional de internacionalização da Universidade. Na semana retrasada, a Uern assinou mais um convênio. Dessa vez, com a Universidade de Évora, de Portugal.

Acordos como esse permitem a inserção internacional da comunidade acadêmica uerniana, a promoção e projeção da Uern no cenário global e trazem vários outros benefícios, conforme explica o diretor da Daint, professor Dr. Pedro Adrião.

“Estes acordos internacionais proporcionam a ampliação da formação acadêmico-científica de professores, discentes e servidores técnicos administrativos, contribui para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, para a promoção e divulgação de trabalhos científicos e para a troca de experiências científicas, acadêmicas e culturais”, enumera.

A intermediação com a Universidade de Évora foi feita pelo professor Dr. Guilherme Paiva de Carvalho Martins, docente da Uern que esteve de dezembro de 2019 a maio de 2020 na instituição portuguesa realizando pesquisas para o seu pós-doutorado em Ciências Sociais.

Antes mesmo da formalização, algumas atividades já estavam acontecendo, como a própria pesquisa do professor Guilherme, e, além disso, a participação de docentes portugueses em bancas de defesa de dissertação de mestrado dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Uern e do professor português José Resende em uma entrevista no formato de podcast para o Programa sobre Humanas.

O docente lusitano, uma referência na sociologia pragmática naquele país, uma corrente teórica que tem norte os estudos de Luc Boltanski e Laurent Thévenot, professores da École des hautes études em sciences sociales de Paris, atuou diretamente para que o convênio fosse realizado.

Professor Dr. Guilherme Paiva em uma sala no prédio mais antigo da instituição portuguesa

De acordo com Guilherme Paiva, as ações propostas no convênio envolvem atividades de ensino, formação, parceria em pesquisas de âmbito nacional e internacional, estágios científicos e prestação de serviços.

“Além das possibilidades de formação, atividades de ensino e parcerias em pesquisa, o convênio amplia as ações de internacionalização das instituições. O intercâmbio possibilita ações de intercâmbio com a visita de docentes da Universidade de Évora na Uern e a ida de estudantes e docentes da Uern para a Universidade de Évora”, exemplificou.

Melhorar a qualidade e a avaliação dos programas de pós-graduação da Uern é outra vantagem. “As ações de ensino e pesquisa do convênio poderão contribuir com uma proposta de doutorado na área de Ciências Humanas na Uern, principalmente com a possibilidade de colaboração de docentes da Universidade de Évora”, acrescentou Guilherme.

PARCERIA

A Uern mantém convênios/acordos de cooperação com diversas instituições estrangeiras:

Universidade Pedagógica – MOÇAMBIQUE

Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE – IUL – PORTUGAL