Visando a expansão e alcance internacional de suas atividades e competências, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) celebra Convênio de Mútua Cooperação com a Universidade de Valladolid (Espanha).
A Cooperação viabilizará o intercâmbio de docentes, técnicos e estudantes para diferentes demandas: criação e organização de atividades docentes coordenadas, realização de projetos de pesquisa em diferentes áreas, realização conjunta de publicações, organização de colóquios internacionais, dentre outros.
A Universidade de Valladolid, com Campi nas cidades de Valladolid, Palencia, Segovia e Soria, foi criada no século XIII, possui quase 25.000 alunos, 2.600 professores e 940 técnicos. Dentre os cursos acadêmicos, destacam-se 80 doutorados e 43 mestrados. Outras informações sobre a universidade podem ser obtidas em http://www.uva.es
A professora Sonia Elizabeth Lopez Carrillo, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), que cursou doutorado na instituição espanhola, é a coordenadora pela UERN deste Convênio. A docente foi a grande motivadora e articuladora desta Cooperação, mediante o excelente leque de oportunidades acadêmicas junto à Universidade de Valladolid.
O professor Marcelino Pereira (Diretor de Assuntos Internacionais) ressalta que o acordo constitui-se em importante retorno do investimento da UERN em capacitação docente no exterior, o qual viabiliza este conjunto de oportunidades para agregar novos mecanismos de interação e articulação internacional à Universidade.