...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN assina termo de cooperação com Organização das Cooperativas do RN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Organização das Cooperativas do Estado do RN (OCERN) assinaram nesta quinta-feira (24) um Acordo de Cooperação Institucional e Apoio Mútuo e Outras Avenças, com a interveniência do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no RN (SESCOOP/RN), integrante do Sistema S.

O acordo foi assinado pelo reitor Pedro Fernandes, o presidente da OCERN, Roberto Coelho, e a superintendente do SESCOOP, Sônia Rocha, e foi intermediado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEX/UERN), devendo ter atuação também nas áreas de ensino e pesquisa.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Emanoel Márcio Nunes, serão montadas ações de ensino, pesquisa e extensão com foco no cooperativismo, desde a realização de cursos de graduação tecnológica e pós-graduação até o desenvolvimento de ações e eventos de extensão direcionadas a todas as cooperativas do Rio Grande do Norte.

O presidente do SESCOOP falou sobre as possibilidades a serem exploradas a partir da parceria com a instituição, especialmente nas áreas de energia e economia, de forma a propiciar melhorias para o Estado. “A soma de esforços entre a UERN e o Sistema de Cooperativas poderia dar a oportunidade de desenvolver projetos de políticas públicas nas áreas de meio ambiente, agronegócio, energia, inclusão digital, saúde, transporte, financeiro, ou seja, em todas as ações de sustentabilidade. Nós vemos a união com a Universidade como sendo um dos pilares das nossas ações”, avaliou Roberto Coelho.

Para o reitor Pedro Fernandes, o acordo de cooperação com as cooperativas do RN representa uma importante oportunidade de inserir alunos e servidores da instituição em diferentes atividades econômicas. “É o papel e uma obrigação da Universidade ser socialmente referenciada, e uma parceria com as cooperativas significa a possibilidade da nossa instituição, especialmente dos nossos alunos da graduação, da pós-graduação e da extensão, se inserirem nesses ambientes, conhecerem as potencialidades do nosso Estado, entenderem e dar a nossa colaboração para que seja melhor aproveitadas”, explicou o reitor.

O Rio Grande do Norte possui 112 cooperativas, que reúnem 72 mil associadas, e representa uma geração de emprego em torno de 2.700 funcionários.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support