EN

ES

UERN assina contrato com empresa para coleta de resíduos dos laboratórios

A UERN firmou neste mês um contrato com a empresa Cril Soluções Ambientais, especializada na coleta de resíduos de material de laboratório. A empresa será responsável pela coleta e tratamento adequado dos resíduos gerados nos laboratórios da Universidade. Na manhã desta sexta-feira (31), a empresa realizou a primeira coleta, no Campus Central.

O contrato está orçado em R$ 23.446,56, com validade de um ano, podendo ser renovado por igual período. “É um bom custo-benefício”, destaca a engenheira de Segurança do Trabalho da UERN, Sara Barroso.

Segundo ela, nos laboratórios há vários tipos de resíduos que não podem ser descartados diretamente no meio ambiente.

“São metais pesados e outros materiais que podem causar contaminação até pelo ar, então é importante que tenham um tratamento diferenciado”, acrescenta o técnico especializado de Laboratório de Química da UERN, Rodrigo Silva.

Conforme Sara Barroso, o contrato prevê a destinação de resíduos dividido por categorias. O documento abrange uma cota predeterminada para cada tipo de material a ser descartado.

De acordo com o documento, a empresa se responsabilizará pelo tratamento e destinação adequada para 2.595 litros e 183 quilos de produtos químicos sem identificação, além de 65 litros e 65 quilos de produtos químicos com identificação.

Os responsáveis pelos laboratórios farão a separação dos resíduos e a empresa se responsabilizará pelo recolhimento e destino adequado dos materiais.

“O documento permite uma certa flexibilidade e esses números poderão ser reajustados de acordo com a necessidade”, explica Sara. O contrato abrange todos os laboratórios de sala de aula e pesquisa, e os instalados no prédio do Programa de Desenvolvimento da Pesquisa (PRODEP), no Campus Central.