Uern apoia projeto que ensina a prática do basquete

Crianças e adolescentes dos bairros Abolições, Santa Delmira, Parque das Rosas, Favela do Fio, Promorar e adjacências, em Mossoró, interessadas em aprender mais sobre a prática do basquete poderão participar gratuitamente, a partir de agosto, do projeto “Cestinhas”, desenvolvido pela Associação Atlética Santa Delmira (SADE). As aulas acontecerão na quadra de esportes do Abolição V, às terças-feiras, a partir das 18h.

As inscrições começam na segunda-feira, por meio de formulário online, na página da SADE, no Instagram (@sadebasquete) e ficam abertas até o fim do mês. Serão ofertadas 50 vagas para crianças de 10 a 12 anos e adolescentes de 13 a 16 anos.

Os recursos para desenvolvimento da ação são oriundos de edital público do 3° Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública de Mossoró. As empresas Dinâmica Esportes e Trevo Embalagem também apoiam o projeto.

“Sempre acreditamos que o esporte é um instrumento transformador da sociedade. Por essa razão, decidimos retornar com as atividades da associação com uma nova ideia e em um novo local. O Projeto Cestinha é uma continuação do trabalho desenvolvido pela SADE ao longo desses 30 anos de história no bairro Santa Delmira. Esse novo projeto surge com a intenção de proporcionar a crianças e adolescentes uma prática esportiva digna, tendo como objetivo principal a inclusão social dos jovens da periferia da cidade”, explicou Lucas Negreiros, presidente da associação.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, é apoiadora da iniciativa.

“Iniciamos diálogo com a SADE para desenvolvimento de projetos conjuntos e este será o primeiro. Estamos aguardando resultado de edital em que inscrevemos o projeto ‘Cestinhas’ para ampliar sua atuação, com presença de profissionais e estudantes da Faculdade de Educação Física da Uern, e estamos esperançosos de que essa ação será ampliada. A SADE faz um importante trabalho social na cidade e a Universidade fica muito feliz de poder contribuir”, explica Esdras Marchezan, pró-reitor de Extensão da Uern.