Aproximar a Universidade do setor produtivo e das pessoas que trabalham com inovação e geração do conhecimento. Foi com esse objetivo que o Departamento de Inovação Tecnológica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) reuniu representantes de empresas e inventores de Mossoró para apresentar o fundo Criatec 2, com o objetivo de investir na implementação de boas práticas de gestão e o incremento da governança corporativa nas empresas investidas.
A UERN se propõe a apoiar as empresas para concorrer ao edital. No próximo dia 24, a Universidade irá apresentar ideias inovadoras para um grupo que faz investimento no chamado capital semente, um tipo de investimento em ideias inovadoras. “A UERN é parceira nesse processo. Nosso papel é identificar essas pessoas e grupos que estão no trabalho de inovação e submeter essas ideias nesse edital que está sendo proposto, apoiado pela Federação das Indústrias do RN”, afirmou o professor Vinícius Claudino, chefe do setor de propriedade intelectual da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UERN (PROPEG).
Na oportunidade, o diretor do departamento de inovação da PROPEG, Professor Lima Júnior fez uma explanação sobre o departamento, colocando a Universidade à disposição dos inventores para trabalho. “Nosso papel é promover o desenvolvimento e inovação aqui na região. A UERN participa deste processo não apenas como articuladora, mas uma entidade que também promove o desenvolvimento e a inovação no Estado”, afirmou Lima Júnior.
O representante de uma das empresas convidadas, Nilo Sousa parabenizou a iniciativa da UERN, afirmando que o apoio da instituição será primordial para um resultado satisfatório no edital. “Entendemos que a empresa isoladamente não avança com a velocidade que precisa avançar. No momento em que a Universidade convida as empresas a trabalhar a quatro mãos, esses projetos tendem a se concretizar de uma forma mais rápida. Juntar o empreendedorismo com a parte acadêmica geralmente os resultados são satisfatórios, esperamos que esse sucesso seja duradouro”, avaliou.
A reunião contou com a presença do reitor da UERN Prof. Pedro Fernandes; do vice-reitor Prof. Aldo Gondim, pró-reitores e auxiliares.